O deputado Gil Pereira cumpriu agenda parlamentar ontem (18), em São Paulo, na Intersolar South América, o maior evento da América Latina para o setor de energia solar fotovoltaica e seus parceiros.
Desde sua fundação, em 1991, a Intersolar (série mundial de eventos) tornou-se a mais importante plataforma para fabricantes, fornecedores, distribuidores, prestadores de serviços e demais parceiros do setor.
“É uma grande satisfação constatar os avanços tecnológicos na última década, incluindo painéis mais eficientes para geração de energia solar, com menor custo para o consumidor”, declarou Gil Pereira, que preside a Comissão das Energias Renováveis e dos Recursos Hídricos, da Assembleia Legislativa. No período, mais de 15 mil empresas ligadas ao setor foram criadas no país, sendo 20% delas em Minas Gerais.
O presidente-executivo da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), Rodrigo Sauaia, destacou a importância da atuação do deputado Gil Pereira em favor do crescimento do setor no Estado.
“Nosso campeão e guerreiro da energia solar fotovoltaica em Minas Gerais. Graças ao deputado Gil Pereira, Minas tem a legislação e a tributação mais favoráveis do Brasil para o setor. Se outros parlamentares tivessem seguido o exemplo, outros estados contariam com a mesma legislação. Não deu tempo, e, agora, a regra mudou e a gente tem que fazer isso por convênios”, declarou Sauaia, durante seu pronunciamento de abertura na mostra setorial.
Inovação
“Agradeço as gentis palavras de reconhecimento do presidente-executivo da Absolar, Rodrigo Sauaia, à minha luta parlamentar em favor do desenvolvimento da energia fotovoltaica, que transformou o Norte de Minas, principalmente, em caso de sucesso internacional do setor”, afirmou o deputado Gil Pereira.
Graças à inovação realizada por Gil Pereira nas leis estaduais, especialmente a Lei da Energia Solar, de sua minha autoria, Minas lidera o ranking nacional da geração distribuída (GD), com placas instaladas em telhados e áreas de residências, comércios, indústrias, propriedades rurais e prédios públicos: 1.303,7 MW (18,7%). (CARLOS HUMBERTO – Colaborador)
Compartilhe isso:
- Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para imprimir(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)