Prêmio Ivo Chagas contempla quem se destaca na área ambiental - Rede Gazeta de Comunicação

PUBLICIDADE

Prêmio Ivo Chagas contempla quem se destaca na área ambiental

O Conselho Municipal de Defesa e Conservação do Meio Ambiente (Codema) contemplou com o Prêmio Mérito Ambiental Professor Ivo das Chagas, empresas, instituições e ambientalistas que se destacaram no desenvolvimento de ações ambientais. Foram premiadas as categorias: indústria, comércio, terceiro setor, instituições de ensino, imprensa, produtor rural e ambientalista. A escolha dos homenageados aconteceu nesta quinta-feira, 14, durante a 154ª reunião ordinária do Codema, através da votação dos conselheiros, que representam diversos setores do poder público e da sociedade.

Na categoria Indústria, a homenageada será a Novo Nordisk, pelo trabalho de captação de água da chuva que é feito em sua unidade local; na categoria Comércio, foi agraciada a Comercial Katyra, responsável pela manutenção da Praça Flamarion Wanderley, no bairro São José; na categoria Terceiro Setor, será premiada a Aarsonorte (Associação Artesanal e Social do Norte de Minas), que desenvolve projetos junto a catadores de material reciclável no Município; e, na categoria Instituições de Ensino, o Instituto Federal do Norte de Minas Gerais, IFNMG, será homenageado pelo projeto de Educação Ambiental desenvolvido nos bairros Village do Lago 1 e 2 e pela revitalização da área verde no entorno do Campus de Montes Claros.

Na categoria Imprensa, a repórter Juliana Peixoto, será agraciada com o troféu; na categoria Produtor Rural, Juvenal Mendes Oliveira, servidor aposentado do IEF e fundador da Comissão de Meio Ambiente, será premiado; e, na categoria Ambientalista, serão dois os homenageados: o saudoso ex-secretário municipal de Meio Ambiente, Paulo Ribeiro (in memoriam), e o engenheiro ambiental Albert Sandro Rodrigues Mendes, que desenvolve um projeto de produção de ecoblocos a partir da reciclagem de vidros.

Os contemplados receberão troféus em formato de formiga, esculpidos pelo artista plástico Gu Ferreira. A escolha dos agraciados, segundo o secretário municipal de Meio Ambiente e presidente do Codema, Soter Magno Carmo, levou em consideração, além da importante atuação de todos os eleitos na valorização e preservação do meio ambiente, o desenvolvimento de ações que melhoraram a qualidade de vida dos cidadãos. A entrega do Prêmio será realizada na próxima reunião ordinária do Codema, no dia 11 de novembro. O professor Ivo das Chagas foi um dos maiores estudiosos sobre cerrado no Brasil, com trabalhos de referência mundial sobre geografia tropical, ecologia vegetal, cartografia, metodologia e pesquisa, além de organização do espaço. Ele era conhecido no Norte de Minas como “Pai do Cerrado”, já que sempre o defendeu ardorosamente. (GA)