Cerca de 1800 alunos do 5º ano do Ensino Fundamental do Sistema Municipal de Ensino de Montes Claros participaram na manhã do último sábado, 16, de uma super aula de preparação para as provas do Sistema de Avaliação da Educação Básica – SAEB, que serão aplicadas entre 23 outubro e 10 de novembro deste ano, em todo o Brasil.
A super aula abordou os conteúdos de Língua Portuguesa e Matemática e foi realizada em 25 escolas urbanas do município, que reuniram os alunos durante a manhã de sábado para acompanhar a transmissão dos conteúdos de forma virtual, direto da sede da Secretaria Municipal de Educação (SME).
A secretária Rejane Veloso explica que nesta reta final a Secretaria Municipal de Educação está intensificando as atividades de preparação para as provas. “As escolas e toda a equipe da Secretaria estão comprometidas na preparação dos alunos, porque além de aferir a qualidade do ensino, os resultados da prova do SAEB oferecem subsídios para o aprimoramento das políticas educacionais com base em evidências”, ressalta a secretária.
Para incentivar os alunos, a coordenadora dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental da SME, Acilege Pereira dos Santos, diz que as escolas usaram de muita criatividade. “Antes da aula, as escolas fizeram momentos de reflexão, brincadeiras, ginástica laboral, produziram adereços, tudo para acolher e motivar os alunos”, explica.
A super aula teve como foco os elementos descritores que são as habilidades trabalhadas em sala de aula para a preparação da avaliação do SAEB. “A aula também foi um momento de interação entre os alunos, que aproveitaram para compartilhar experiências em relação à preparação para a prova”, completa a coordenadora.
As avaliações do SAEB são realizadas pelo Ministério da Educação, através do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), e permitem um diagnóstico da educação básica brasileira e de fatores que podem interferir no desempenho do estudante.
Por meio de testes e questionários, aplicados a cada dois anos na rede pública e em uma amostra da rede privada, o SAEB reflete os níveis de aprendizagem demonstrados pelos estudantes avaliados, explicando esses resultados a partir de uma série de informações contextuais. (Ascom PMMC)
Compartilhe isso:
- Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para imprimir(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)