A Prefeitura de Montes Claros, através da Secretaria Municipal de Educação (SME), promoveu mais uma formação de professores voltada aos anos iniciais do Ensino Fundamental: 1° ao 4° ano. O encontro aconteceu nas dependências da Escola Municipal Vidinha Pires, com a presença da diretora pedagógica da SME, Elisângela Mesquita; da coordenadora dos anos iniciais do Ensino Fundamental, Alcilege Santos; da especialista em alfabetização, Zenilca Tofani; entre outros profissionais que abordaram diversos assuntos relacionados ao tema “Alfabetização, Letramento e Monitoramento da Aprendizagem do Aluno”.
Os professores tiveram acesso, entre os dias 25/05 e 01/06, a conteúdos importantes para o ensino-aprendizagem dos estudantes, tais como: consciência fonêmica; as diferentes estruturas silábicas do Português; níveis de leitura e de escrita; o som das letras; contação de histórias; o uso da onomatopeia; leitura e sequência didática como recurso pedagógico; monitoramento da leitura e interpretação de texto; gêneros textuais; reconto seguido de compreensão; o posicionar diante do texto; inferência e interlocução; método construtivista; psicogênese da língua; propriedades do Sistema de Escrita Alfabética (SEA) que o aprendiz precisa reconstruir para se tornar alfabetizado; entre outros assuntos.
De acordo com Alcilege Santos, a Secretaria Municipal de Educação de Montes Claros realiza com frequência a formação continuada para promover o desenvolvimento de habilidades e consolidação dessas junto ao processo de ensino-aprendizagem em cada instituição municipal de ensino. “Mais uma formação se consolida em prol da excelência da educação no Município, com os servidores da SME estando imbuídos e engajados para a consolidação da alfabetização, letramento e monitoramento da aprendizagem dos nossos alunos”, reforça.
A professora mestre Elisângela Mesquita, por sua vez, comenta que se sente satisfeita em poder colaborar com mais uma formação de professores dos anos iniciais: “quanto à formação, almejo a propriedade dos professores em lidarem com os conhecimentos teórico-práticos relacionados à alfabetização (sistema de escrita alfabética e consciência fonológica), letramento e monitoramento da aprendizagem do aluno, para aplicação em sua prática educativa de modo a favorecer a eficácia da aprendizagem em leitura e escrita de todos os alunos”.
Nessa quase uma semana de formação participaram 500 professores, que também tiveram acesso a informações relacionadas ao Projeto de Intervenção, Recuperação e Desenvolvimento da Aprendizagem. Segundo Alcilege Santos, essa é uma das várias formações previstas para este ano. “Oferecer a capacitação dos professores de maneira continuada também é uma forma de reconhecer e valorizar tal profissão, motivando a todos com o total engajamento dos docentes nas escolas”, finalizou.
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