Prefeitura promove capacitação ambiental para servidores da Educação - Rede Gazeta de Comunicação
Prefeitura promove capacitação ambiental para servidores da Educação

A Prefeitura de Montes Claros promoveu, nesse último final de semana, capacitação de multiplicadores “Água e Resíduos (coleta seletiva)” e do programa de Educação Ambiental “Atitude Ambiental da VLI”, direcionadas a servidores da Educação. Ambos os programas estão relacionados ao “Educa aos Montes”, que visa promover a sustentabilidade por meio da coleta seletiva nos domicílios.

A secretária municipal de Educação, Rejane Veloso Rodrigues, parabenizou a todas as instituições envolvidas em ambos os projetos, destacando sua importância para a conscientização dos estudantes em prol de um futuro melhor de se viver para todos.

Já o coordenador de coleta seletiva da Secretaria de Serviços Urbanos de Montes Claros, Wladimir Antunes Colares, também presente ao evento, destacou a importância da coleta seletiva para a promoção do meio ambiente e da qualidade de vida da população. “O Recicla aos Montes nasceu com o objetivo de ajudar na captação de resíduos sólidos ao oferecer suporte para a melhoria da separação e destinação correta de resíduos, através de parceria com as associações de catadores. Nessa parceria, a Prefeitura arca com as despesas de energia elétrica e abastecimento de água, além de aquisição de parte do material recolhido. Tal trabalho é muito importante para o meio ambiente e para a vida do planeta. Soma-se a isso todo esse trabalho de conscientização junto aos estudantes da cidade, colaborando para que aprendam quanto à importância do descarte correto desses resíduos, reduzindo os impactos ambientais no planeta”, comemorou.

Já a coordenadora de projetos educacionais da Secretaria Municipal de Educação (SME), Antônia “Deusa” Deuslange Ribeiro, destacou que algumas escolas estão sintonizadas com o propósito de conscientizar quanto à coleta seletiva de resíduos sólidos e que algumas, inclusive, já receberam prêmios ambientais em reconhecimento à iniciativa, como é o caso das escolas municipais Professora Hilda Carvalho Mendes, Manoel Pereira do Nascimento, Du Narciso e João Valle Maurício.

Outra fala foi a da bióloga e mestre em Geografia, Rachel Rodrigues, que representou a Valor da Logística Integrada (VLI), ao comentar sobre o programa Atitude Ambiental. “Essa capacitação de hoje faz parte do plano de trabalho junto às escolas de Montes Claros, elaborado através de escuta ativa e de diagnóstico sócio ambiental. Através dessas integrações e redes é possível, então, executar um plano sustentável e plausível”, acrescentou.

Para a execução do Educa aos Montes, a cidade foi dividida em cinco grandes regiões. A região Leste, por exemplo, foi a escolhida para sediar a reunião de capacitação deste último sábado. Ela é composta por 35 escolas participantes, cujos estudantes estarão preparados para realizarem a coleta seletiva de resíduos sólidos.

O engenheiro ambiental André Luiz Lopes também proferiu palestra na ocasião, intitulada “Logística Reversa de Resíduos Eletrônicos do Programa Recicla aos Montes/Lax Serviços Ambientais”. Ele lembrou que o Brasil é o 4° país do mundo em produção de lixo eletrônico e, desse total, só 3% possui destinação correta. “O cádmio e o mercúrio são metais pesados encontrados nesses resíduos e que podem contaminar nossos lençóis freáticos”, advertiu, ao acrescentar que no Norte de Minas só

existem dois aterros sanitários legalizados, que são o de Montes Claros e o de Janaúba. “A destinação correta desses resíduos ajuda na redução da poluição atmosférica, além de evitar a contaminação do solo e da água”, disse.

O profissional lembrou que, em 2010, foi criada a Política Nacional de Resíduos Sólidos com ciclos de logística reversa, ou seja, buscando fazer que o descartado volte ao mercado. Ele advertiu que o brasileiro produz, por ano, 3 quilos de resíduos eletrônicos (restos de pilhas, baterias de celular, sucatas de monitores de informática, impressoras, entre outros).

Por fim, a gestora do Galpão 3 RS, Denise Aguiar, que também é pedagoga, historiadora e mestre em Demografia e Desenvolvimento Econômico, além de pós-graduada em Gestão Ambiental e Saúde Pública, explicou: “nosso Circuito Ambiental, em parceria com a Prefeitura de Montes Claros, começou com cinco escolas da cidade e hoje já são vinte. Nelas trabalhamos conscientização, socialização e atitude, com visitas às mesmas para palestras, gincanas e campanhas de recolhimento de materiais recicláveis. Só na Escola Municipal Simone Soares, por exemplo, os estudantes, professores e demais funcionários colaboraram para o descarte de 7 mil quilos de lixo. Também é trabalhada nesses espaços a consciência ambiental, com foco na formação humana, para que o ser humano que recolhe os resíduos também seja lembrado”.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

%d blogueiros gostam disto: