No dia 18 de maio é comemorado o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Por isso, a Prefeitura de Montes Claros, através da Secretaria de Desenvolvimento Social e com a ajuda de parceiros, desenvolveu uma série de atividades de mobilização, tanto através de lives online, quanto em pontos específicos da cidade.
As ações contaram com lives, realizadas nos dias 17 e 18, que abordaram estratégias de enfrentamento à violência contra crianças e adolescentes. Em alguns locais da cidade, respeitando as regras de isolamento social, equipes fizeram panfletagem com orientações sobre os cuidados a serem tomados para evitar e identificar prováveis abusos.
São parceiros do município nestes trabalhos a Polícia Civil, Ministério Público, Conselho Municipal da Criança e do Adolescente e o Conselho Tutelar.
Dia 18 de maio – Esta data foi instituída em 2000 pelo projeto de lei 9970/00. O dia foi escolhido porque em 18 de maio de 1973, na cidade de Vitória (ES), um crime bárbaro chocou todo o país e ficou conhecido como o “Caso Araceli”. Esse era o nome de uma menina de oito anos de idade que teve todos os seus direitos humanos violados, sendo raptada, estuprada e morta por jovens de classe média alta daquela cidade.
Ao sinal de qualquer suspeita de violação a crianças é possível fazer a denúncia por meio do Disque 100. A ligação é gratuita e o serviço funciona 24 horas por dia, inclusive aos sábados, domingos e feriados. A denúncia pode ser feita também na Polícia Militar, pelo número 190. O sigilo é garantido e as ligações podem ser feitas por aparelhos fixos ou móveis. (BRUNO ALBERNAZ – Colaborador)
Compartilhe isso:
- Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para imprimir(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)