Buritizeiro está mobilizada para a prevenção contra as arboviroses – Dengue, Zika Vírus e Chikungunya. Para isso, várias ações de combate ao mosquito Aedes aegypti têm sido desenvolvidas nos bairros com maior índice de infestação.
Nas visitas dos agentes de endemias, é realizada a vistoria de todo o imóvel, buscando mitigar a reprodução do mosquito, além das orientações junto aos moradores e a distribuição de panfletos, para reforçar a conscientização sobre a gravidade da doença e como evitar a propagação da mesma.
Paralelo a isso, a Prefeitura de Buritizeiro, por meio da Secretaria Municipal de Saúde-SMS, solicitou ao Ministério da Saúde, o carro do Fumacê, que passou por todos os bairros, entre os dias 18 a 29/04. Além disso, foram encaminhados pelo Estado, dez agentes de endemias, para realizar uma Força Tarefa, juntamente com os agentes municipais e com os trabalhadores do Programa de Oportunidade à População (POP).
O Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes Aegypti (LIRAa) aponta que o índice registrado em Buritizeiro, é de 3.2%, o que representa uma situação satisfatória. Porém, é preciso que a população esteja em sinal de alerta constante, de acordo com a SMS.
A Coordenadora da Vigilância Ambiental, Maria da Piedade Pereira, reforçou que “é necessário que todos estejam empenhados no combate a proliferação desses mosquitos, adotando medidas como evitar o acúmulo de água; manter as casas e quintais sempre limpos; planejar a separação dos seus lixos de acordo com a data e horário de coleta em seu bairro; e não jogar ou manter lixo em locais impróprios”.
O mutirão de limpeza está concentrado no Centro e no bairro Vila Maria, pela alta incidência de notificações. Na ação são recolhidos os possíveis focos do mosquito, e encaminhados para o aterro sanitário do município. Ao todo, já foram recolhidos até o momento, mais de doze caminhões, com materiais que estavam em residências, comércios, terrenos baldios e outros imóveis. Foram realizadas até o dia 02/05, 2.805 visitações, a meta é chegar a 10 mil.
O secretário de saúde, Sinvaldo Alves ressalta que, “o fumacê é mais uma ação que estamos realizando para conter a proliferação do mosquito. É um trabalho muito importante, que há muito tempo não era realizado em nosso município, mas que também exige o compromisso da população, adotando as medidas para auxiliar na prevenção. Por isso, contamos com o apoio de todos”, convocou o secretário.
Segundo a SMS alguns moradores ainda se encontram resistentes em aceitar as visitações e retirar os materiais inservíveis de suas residências. Sendo assim, a secretaria lembra que a dengue é uma ação conjunta entre comunidade e poder público. Para acabar com o foco do mosquito, todos precisam estar dispostos a colaborar com as ações que o município vem realizando.
A população pode denunciar os locais propícios à proliferação do mosquito. É só ligar no (38) 3740-2266, no setor de Vigilância em Saúde, ou ir pessoalmente à avenida Brasil, 476 – bairro São Francisco, para fazer a denúncia. (Ascom PMB)
Compartilhe isso:
- Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para imprimir(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)