Prefeitura mobiliza comunidade escolar para celebrar "Dia da Poesia" - Rede Gazeta de Comunicação
Prefeitura mobiliza comunidade escolar para celebrar “Dia da Poesia”

O Dia da Poesia foi celebrado recentemente em Montes Claros pelo projeto da Secretaria Municipal de Educação “Trilha da Leitura”. A atração, denominada “Dia’s de Poesia”, foi realizada nas dependências do Centro Cultural Hermes de Paula.

O fato de não comemorar na data específica, segundo a coordenadora do “Trilha”, Éllen Santa Rosa, deve-se a intenção de agregar ao evento as atividades finais do concurso de escrita: “Quais Foram Minhas Melhores Literárias?”, que é atividade integrante e final do projeto “Memórias Literárias: O Direito de Fabular”, desenvolvido no primeiro semestre em escolas municipais.

Pelo terceiro ano consecutivo, a data foi lembrada através da realização de atividades cênicas e literárias com o envolvimento dos integrantes do projeto e de estudantes de cada segmento (Educação Infantil e Ensino Fundamental Anos Iniciais e Finais).

Durante três dias, os estudantes apresentaram trabalhos na forma de contos e poesia. Uma comissão julgadora, composta por alguns escritores de Montes Claros e analistas de conteúdos curriculares da Secretaria de Educação avaliou os trabalhos participantes, conferindo as primeiras colocações para as produções melhor avaliadas.

Foi feita uma pré-seleção dos mais de 500 trabalhos enviados pelas escolas. Já nos espaços escolares, durante o tempo em que o concurso vigorou, houve contação de histórias e causos, conversas, declamação de poesias, entre outras atividades que envolveram os discentes e toda a comunidade escolar.

Participaram do “Dia’s de Poesia” diversas escolas municipais, cujos estudantes se revezaram no palco do teatro Cândido Canela ao declamarem seus trabalhos. Os melhores colocados, segundo a análise dos membros do júri, foram agraciados com certificados de participação e receberam livros de autores locais como premiação.

Alguns professores também receberam certificados de participação pelo incentivo no desenvolvimento do concurso junto aos estudantes. A iniciativa terá continuidade durante a realização do III Encontro da Educação de Jovens e Adultos (EJA), que será nesta sexta-feira (14), a partir das 19 horas, nas dependências da Escola Municipal Jason Caetano II.

O Dia Nacional da Poesia era comemorado em 14 de março no aniversário do poeta baiano Castro Alves. Porém, em 2015, foi sancionada a lei 13.131, que alterou a data para o aniversário de Carlos Drummond de Andrade em 31 de outubro. Agora o Dia Nacional da Poesia é comemorado em 31 de outubro. Já o Dia Mundial da Poesia é celebrado em 21 de março. Esta data foi criada pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), em 1999, com o objetivo de estimular a produção e celebrar a poesia como forma de arte em todo o mundo. Já em Montes Claros, o Dia Municipal da Poesia foi instituído em 10 de dezembro de 2002, através da lei de número 3.066, sendo comemorada em 4 de outubro.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

%d blogueiros gostam disto: