Prefeitura inaugura Centro Municipal de Educação - Rede Gazeta de Comunicação
Prefeitura inaugura Centro Municipal de Educação

A Prefeitura de Montes Claros, por meio da Secretaria Municipal de Educação, promoveu uma grande festa nessa segunda-feira (11/3), para inaugurar o Centro Municipal de Educação Professora Maria Lúcia Drumond Pimenta Machado, nova sede do Cemei Dona Ruth Tupinambá. Localizado na rua General Carneiro, no bairro Morrinhos, o prédio, que foi sede da escola da Coteminas, foi adquirido pela Prefeitura de Montes Claros e transformado no Centro Municipal de Educação, com capacidade inicial para 500 alunos, e abrigará, além do Cemei, uma nova escola de Ensino Fundamental, a ser  inaugurada em breve. Para aquisição do novo prédio foram investidos cerca de R$ 7 milhões, recursos do Tesouro Municipal.

A solenidade de inauguração contou com a presença do prefeito Humberto Souto, acompanhado do vice-prefeito, Guilherme Guimarães, vereadores, secretários, servidores municipais, familiares homenageados, além da comunidade escolar e moradores do bairro. “Esta é mais unidade que estamos entregando para melhorar a vida das pessoas. Aqui é um espaço de cidadania, de responsabilidade social, de esperança, de futuro”, destacou o prefeito Humberto Souto ao declarar inaugurada a nova unidade escolar.

O Centro Municipal de Educação recebeu a denominação em homenagem à Professora Maria Lúcia Drumond Pimenta Machado. Formada em Licenciatura em Matemática, foi professora do Ensino Fundamental na Escola Estadual Gilberto Caldeira Brant, na cidade de Bocaiúva, e nas escolas estaduais Francisco Sá e Plínio Ribeiro, em Montes Claros, até se aposentar, depois de mais de trinta anos de Magistério. “Em nome da minha mãe e de toda nossa família, nossa gratidão pela honra e alegria imensa trazidas por essa distinta homenagem”, agradeceu Leonardo Linhares, filho da homenageada.

O vice-prefeito Guilherme Guimarães ressaltou que a inauguração do Centro vai possibilitar revitalizar todo o entorno, conferindo mais segurança e mobilidade ao bairro. “O progresso da cidade de Montes Claros começou com a chegada da linha férrea, que passa bem aqui ao lado. E devolver ao bairro Morrinhos esse protagonismo, com a instalação de uma unidade de ensino robusta, com capacidade para atender a demanda da região, com todas as instalações necessárias, é uma forma de retomar o trilho do progresso para essa região pioneira”, observou.

A secretária municipal de Educação, professora Rejane Veloso Rodrigues, lembrou que o Cemei Dona Ruth Tupinambá passou por vários prédios adaptados, e que, finalmente, chegou o momento de receber a sede própria. “Temos o desafio de garantir espaços adequados para as crianças estudarem, e a Prefeitura de Montes Claros está trabalhando para vencer esse desafio, construindo novas unidades e reformando prédios próprios mais antigos, para que os estudantes encontrem na escola a motivação e o prazer de estudar”, destacou.

Fundada em 2006 como uma creche para dar assistência às famílias carentes do bairro Morrinhos e adjacências, a unidade recebeu a denominação de Centro Municipal de Ensino Infantil (Cemei) Dona Ruth Tupinambá em 2015, em homenagem à professora brilhante, dedicada e carismática.

Formada em Pedagogia e Licenciatura Plena e em Orientação Educacional, Administração Escolar e Supervisão, Dona Ruth Tupinambá foi professora do Grupo Escolar Secundino Tavares, vice-diretora e diretora da Escola Estadual Dona Vidinha Pires. Após se aposentar, passou a escrever crônicas, poesias e contos, e se tornou assídua colaboradora dos principais jornais de Montes Claros. Participou de duas edições do Anuário Poetas do Brasil e publicou os livros “Montes Claros era Assim” e “Montes Claros, Eterna Lembrança”, ambos de grande sucesso e repercussão no meio literário e cultural da cidade. Dona Ruth Tupinambá faleceu em 2014.

Com a inauguração da nova sede, o Cemei terá capacidade para receber cerca de 400 alunos do Maternal (crianças de 2 a 3 anos de idade) e da Pré-Escola (de 4 e 5 anos), nos turnos matutino e vespertino. “Hoje, o Cemei ganha o melhor presente a poucos dias de assumir a sua maioridade. Completará 18 anos de muito compromisso, dedicação e persistência. Ganhamos de presente uma casa nova, para continuarmos oferecendo uma educação de qualidade que trará impacto na vida de centenas de crianças”, comemorou a diretora Cristiane Graciele de Oliveira Alves. (Jerusia Arruda)

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

%d blogueiros gostam disto: