A Secretaria Municipal de Educação (SME) da Prefeitura de Montes Claros realizou no auditório da Escola Técnica, uma formação para os professores de Apoio Pedagógico, supervisores de Ensino e diretores das Unidades Municipais, a fim de orientar o trabalho com a Literatura nas escolas.
O evento, promovido em parceria com o projeto “Montes Claros na Trilha da Leitura”, contou com esclarecimentos e orientações da secretária municipal de Educação, Rejane Veloso, e da diretora técnico-pedagógica da SME, Elisângela Mesquita Silva. O Trilha da Leitura ainda realizou uma oficina literária, destacando a forma lúdica e prazerosa de se abordar a literatura na sala de aula.
A partir deste mês de agosto caberá ao professor de Apoio Pedagógico a responsabilidade de favorecer vivências literárias, como mediador de leitura na escola e além dela, com 50 minutos de “aula” incentivando a leitura literária de textos e livros em todas as turmas da Educação Infantil e do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental. Já no Ensino Fundamental/Anos Finais, o professor de Língua Portuguesa escolherá um horário na semana para desenvolver a aula de Literatura “Vivências com a Leitura Literária”.
Inicialmente, o professor de Apoio Pedagógico será capacitado pelas equipes da SME (Trilha da Leitura, Coordenadoria de Educação Infantil, Coordenadoria de Ensino Fundamental/Anos Iniciais e Coordenadoria de Ensino Fundamental/Anos Finais), com professores de Língua Portuguesa.
“O Projeto Montes Claros na Trilha da Leitura lançou o trabalho ‘Biblioteca Viva!’, visando a reorganização do trabalho de Literatura nas bibliotecas das escolas, dentro da jornada pedagógica, em fevereiro deste ano (https://trilha.edu.montesclaros.mg.gov.br/biblioteca-viva). Agora, neste segundo semestre, estamos trabalhando com a implantação do trabalho, contando com um profissional específico nas escolas para desenvolver as vivências literárias. Manter a biblioteca viva, aberta e funcionando de forma integrada com toda a escola é fundamental para o êxito das ações do Trilha da Leitura”, explica a coordenadora do Trilha, Éllen Santa Rosa.
Capacitações
As capacitações para professores de Apoio Pedagógico serão mensais, com apresentação do planejamento e do desdobramento das atividades semanais. Os docentes receberão, nas capacitações, sugestões de livros, textos, estratégias e atividades a serem desenvolvidas com os alunos.
Os professores de Apoio Pedagógico, em seus horários de módulo II, deverão atuar na biblioteca, organizando o ambiente para a leitura agradável, cuidando dos acervos literários e promovendo empréstimos de livros com o intuito de incentivar a leitura literária dentro e fora da escola. Poderão mobilizar a comunidade escolar para usufruírem deste espaço de leitura, envolver os pais a lerem livros/textos literários para os filhos e agendar um dia de leitura na escola somente para os pais, de maneira a fomentar o letramento literário em família, para formar comunidades leitoras.
“A literatura, enquanto arte e experiência de leitura literária, representa a realidade ficcional, imita a vida, traz ao ser humano vivências de um mundo não-experienciado, de pessoas nunca vistas, de um cenário, um tempo e situações nunca imaginadas e/ou vivenciadas. Logo, a literatura ensina a pensar, criar, criticar, viver e ser. É o que nos afirma C. S. Lewis: ‘Mas, ao ler a grande Literatura, eu me torno mil homens e, mesmo assim, continuo a ser eu mesmo’. Nesse contexto, torna-se necessário e importante oferecer vivências literárias na Educação Básica, dar um lugar próprio à Literatura, seu lugar de direito a todos os alunos, haja vista sua imprevisibilidade na formação e na vida do aluno-leitor-fruidor, conforme preconiza a BNCC (Base Nacional Comum Curricular)”, destaca a diretora técnico-pedagógica da SME, Elisângela Mesquita.
Éllen Santa Rosa ainda destacou o “papel fundamental da escola na formação leitora dos discentes”. “Para cumprir esse papel, a importância da mediação do professor é imprescindível, devendo ser um profissional que encante, desperte os alunos por meio da motivação e do exemplo, lendo para a turma, mediando, e fazendo indicações de leituras, proporcionando vivências literárias com acompanhamento, com o propósito de orientar os discentes na escolha do material a ser lido e de auxiliá-los nesse processo de efetivação da leitura e de descoberta do mundo por meio das palavras. O repertório de leitura que os alunos possuem, em grande parte, vem de indicações de leituras dos professores, ao longo da formação escolar”, conclui. (ÉLLEN SANTA ROSA e FARLEY HENRIQUE – Colaboradores)
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