Prefeitura de Pirapora empossa membros do Conselho de Políticas Culturais - Rede Gazeta de Comunicação

PUBLICIDADE

Prefeitura de Pirapora empossa membros do Conselho de Políticas Culturais

Em solenidade na Prefeitura de Pirapora foram empossados os membros do Conselho Municipal de Políticas Culturais (CMPC), criado pela primeira vez na história da cidade. A proposta do novo órgão coletivo é, dentre outras funções, garantir a participação do poder público e da sociedade civil na elaboração e fiscalização das políticas públicas voltadas para a Cultura da cidade.

Representando o prefeito Alex César, a vice-prefeita Anamaria Burle deu início à sessão de posse, parabenizando os pioneiros membros, destacando a importância deste conselho. “Poderemos trabalhar de uma maneira ainda mais transparente, acessível e sustentável as políticas públicas específicas, expandindo as parcerias entre a Gestão Pública e as organizações, entidades representativas, artistas e profissionais da área da Cultura”.

O vereador Antônio Marcelo, que representou o Poder Legislativo, lembrou que assim que o projeto que oficializa a criação do conselho foi enviado à Câmara, a proposta foi imediatamente acatada por todos os legisladores. “Esse é um momento de coroação de todas essas pessoas que estão sendo empossadas, que de forma direta ou indireta lutam pela cultura piraporense. Que seja uma jornada de muito trabalho em prol das nossas tradições, talentos e profissionais”. Discursou o vereador.

Devendo atuar no biênio 2023/2025, o CMPC tem como próximo passo a reunião no dia 28 de agosto, para a explanação e aprovação do Regimento Interno do órgão. Para Alan Gitirana, secretário de Cultura, novas ações pioneiras que serão desenvolvidas vão consolidar o protagonismo cultural de Pirapora. “Já estamos preparando a 1ª Conferência Municipal de Cultura, que será realizada no dia 15 de setembro. Vale salientar que essa comissão também vai trabalhar em conjunto com a SEJUC, na mobilização e no planejamento deste evento que será o ponto de partida para uma nova era da Cultura Municipal”, revelou o secretário.

Confira a composição do CMPC (2023-2025)

Da Administração Pública Municipal: dois representantes (titulares, Adélio Brasil Filho e Alain Jefferson Oliveira Gitirana e; dois suplentes, Dinalva Ramos Duarte e Leidiane Gonçalves da Fonseca) da Secretaria Municipal de Esporte, Juventude e Cultura (Sejuc)

Um representante titular (Ângela Maria Machado Bessa) e; um suplente (Renata Aparecida Alves Gomes) da Secretaria Municipal de Educação (Semed).

Um representante titular (Marco Aurélio Oliveira de Almeida) e; um suplente (Carla Valeria Soares Vita) da Secretaria Municipal da Família e Políticas Sociais (Sefam).

Um representante titular (Elaine Ramos Mourão) e; um suplente (Daniele Cristina Entreportes Silva) da Empresa Municipal de Turismo (Emutur)

Da Sociedade Civil, tem um representante titular (Jander José dos Santos Saraiva) e, um suplente (Inácio César Santana Bessa) da área musical. Um representante titular (Maria Madalena de Almeida Raposo) e; um suplente (Erasmo Carlos Passos) da área teatral, folias e danças.

Um representante titular (Paulo Junio Pereira) e; um suplente (Bonifácia Pereira dos Santos) da área de artes visuais e artesanato local. Um representante titular (Maria Giovana Lopes Dumont) e; um suplente (Elaine Sibely de Oliveira) da área da cultura popular, folclore e tradição.

Um representante titular (Rafael Ferreira de Oliveira) e; um suplente (Maria Sóter Vargas) da área da literatura. (Ascom PMP)