Prefeitura conclui UBS do Planalto e aguarda Complexo Mental - Rede Gazeta de Comunicação

PUBLICIDADE

Prefeitura conclui UBS do Planalto e aguarda Complexo Mental

GIRLENO ALENCAR

Começou o funcionamento, desde a semana passada, da Unidade Básica de Saúde do bairro Planalto, localizada na rua Rio Verde e que está inserida no Complexo de Saúde Mental, cujas obras foram iniciadas em 2015 pelo então prefeito Ruy Muniz e que gerou muitos protestos, pois receberá quatro Centros de Atenção Psicossocial infantil e adulto, tanto para homens como para mulheres. Os recursos são do Ministério da Saúde. Os moradores protestaram, com o argumento de que as pessoas dependentes químicas seriam atraídas para o local e isso traria os traficantes de drogas para uma área onde residem muitos policiais.

O prédio da UBS  abriga uma equipe da Estratégia de Saúde da Família (ESF), denominada Planalto ll, e atenderá  a 1.354 famílias do Planalto ll e do Condomínio Monte Olimpo, totalizando 3.399 pessoas. A unidade fornece atendimentos médicos, de enfermagem, visitas domiciliares e procedimentos técnicos de enfermagem (como curativos, aferição de pressão, testes de glicemia, teste do pezinho e administração de injetáveis), além de promover o funcionamento de grupos de educação em saúde.

A sala odontológica está sendo instalada e em breve o serviço será disponibilizado para os moradores do bairro. O bairro Planalto ficará com duas unidades, pois a antiga  continuará funcionando normalmente com duas equipes do Planalto l e lll.   A sala de vacina, por enquanto, continua à disposição dos moradores na antiga unidade, e conta com todos os imunizantes oferecidos pela rede. Os quatro CAPs estão em reta final de conclusão, devendo funcionar nesse semestre.