A Prefeitura de Montes Claros promoveu, entre os dias 28/10 e 03/12, diversas ações denominadas DIAS D DE COMBATE À DENGUE, com o objetivo de diminuir o número de focos do Aedes aegypti nos bairros mais críticos da cidade, escolhidos de acordo com os levantamentos realizados pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) da Secretaria Municipal de Saúde.
Os “DIA D” são grandes mutirões de limpeza, realizados aos sábados, quando a população deixa, nas portas de suas residências, todo tipo de material que possa se tornar um criadouro do mosquito da dengue, que também transmite a febre amarela, a ZiKa e a chikungunya. No total, 176 caminhões carregados de material foram retirados de quase 140 mil imóveis de 93 bairros diferentes, beneficiando diretamente mais de 230 mil pessoas. Também foram recolhidos nada menos que 3.540 pneus.
Mesmo com todos esses números positivos, a Prefeitura alerta que a população não pode relaxar, já que o período chuvoso é o mais propício para o aparecimento dos focos do mosquito, que estão, em sua imensa maioria, localizados dentro das residências.
As recomendações para a população são as mesmas: providenciar limpeza periódica e vedamento dos tambores e tanques; limpar semanalmente os ralos e usar tela de malha fina; destinar o lixo para coleta pública; escoar a água dos pratos de planta; limpar e drenar calhas, lajes e piscinas.
Compartilhe isso:
- Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para imprimir(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)