A Prefeitura de Montes Claros, através da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento, realiza até o dia 15 de março treinamento de capacitação e qualificação para operadores de trator de pneu. O treinamento começou nesta segunda-feira, 26, com 30 pessoas.
A Prefeitura adquiriu 14 tratores de pneu da marca Triama Solis 75 com recursos próprios do município na ordem de pouco mais de R$ 1,8 milhão, o que atenderá a todas as associações rurais. O objetivo do treinamento é capacitar e qualificar os operadores com curso de manutenção e operação operar nas associações rurais do município. Para isso, a extensa zona rural foi dividida em 14 polos. Os operadores fazem parte de alguma associação ou comunidade rural.
O treinamento é uma parceria com o sistema Faemg/Senar-MG e tem por objetivo qualificar e treinar os operadores inseridos nas associações. Os tratores de pneu são máquinas destinadas a realizar a implantação, manejo e cultivo em tarefas periódicas ou do dia a dia como: pastagens e trabalhos de pré-processamento, colheita, controle da vegetação, condicionamento de solo, tratos culturais e transporte.
O secretário Municipal de Agricultura e Abastecimento, Osmani Barbosa, destaca que o treinamento é de fundamental importância para qualificar ainda mais as pessoas inseridas nas associações rurais. “É importante destacar que além de treinar os operadores, eles serão capacitados com novos conhecimentos que podem levar para o dia a dia, transformando em mais uma profissão”, disse.
O coordenador de Estradas da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, Benoni Gomes da Mota Filho, enfatiza que “estamos treinando e qualificando ainda mais esses novos operadores que irão desenvolver os trabalhos em suas associações em um dos 14 polos que criamos”, observa.
O instrutor do sistema Faemg/Senar, Tiago Lima, ressaltou que “o treinamento é de fundamental importância para os operadores que passarão a ter conhecimentos no manejo, operação e dicas de manutenção”, afirma.
Elton Júnior, 41 anos, que pertence à comunidade rural de Laranjão, está participando do treinamento. Ele conta que “é um grande momento de aprendizado com novos conhecimentos e qualificação que será usado para atender a diversas comunidades, além de ser utilizado como uma nova profissão”, reconhece. (Rubens Santana)
Compartilhe isso:
- Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para imprimir(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)