Prédio do Demc continua deteriorado e incomoda moradores - Rede Gazeta de Comunicação
Prédio do Demc continua deteriorado e incomoda moradores

O Dia do Estudante é comemorado em 11 de agosto e em Montes Claros o prédio do Diretório dos Estudantes Secundaristas (DEMC), um dos símbolos de resistência dos movimentos sociais na década de 1960, continua abandonado e servindo para usuários de drogas e incomodando os moradores da rua 31 de março. O atual presidente Pablo Alves Costa explica que a nova direção está tentando parcerias para reforma o prédio e por isso, abriu conversações com o promotor Paulo César Vicente Lima. No ano passado foi iniciada uma articulação para o local ser reformado e abrigar a Guarda Mirim de Montes Claros, mas a iniciativa acabou sendo cancelada, por falta de acordo.

O Dia do Estudante celebra um direito básico dos cidadãos, e uma fase da vida onde nos dedicamos à busca do conhecimento, através do estudo constante sobre os temas que nos rodeiam. A data surgiu em 11 de agosto de 1827, quando o Imperador D. Pedro I instituiu no Brasil os dois primeiros cursos de ensino superior do país nas áreas de Ciências Jurídicas e Ciências Sociais. Eles tiveram lugar nas faculdades de Direito de Olinda, em Pernambuco, e na Faculdade de Direito do Largo São Francisco, em São Paulo. Antes, o acesso aos cursos superiores era limitado às famílias com posses, que tinham de deixar o Brasil para estudar na Europa.

Segundo a história, esses não foram os primeiros cursos superiores do país. Os primeiros datam de 1808, embora a criação das universidades tenha sido aprovada anos depois. A relação do Dia do Estudante com a criação dos cursos de Direito é marcada pela importância que as Ciências Jurídicas têm na história da educação do nosso país. Na comemoração dos 100 anos do curso de Direito, em 1927, o advogado Celso Gand Ley, um dos participantes da celebração, propôs que o dia 11 de agosto ficasse registrado como o Dia Nacional do Estudante, que também pode ser chamado de “Dia do Aluno”. Esta data também possui outro significado bastante importante para a classe, pois em 11 de agosto de 1937 nascia a União Nacional de Estudantes – UNE, que protege os direitos e deveres de todos os alunos do país. (GA)

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

%d blogueiros gostam disto: