A praça Doutor Chaves, mas conhecida como Praça da Matriz foi totalmente reformada pela Prefeitura, com emenda parlamentar liberada pelo deputado Carlos Pimenta e com isso, voltou a ser ponto de encontro e convívio das famílias montes-clarenses. O logradouro foi devolvido à população no mês de dezembro de 2021. Desde então voltou a ser atrativo para descontratação e entretenimento de todas as faixas etárias, principalmente por causa de sua localização central estratégica e privilegiada, bem como sensação de segurança proporcionada pela presença constante de agentes da Guarda Municipal, com apoio da Polícia Militar.
As obras no interior da Praça foram viabilizadas através de recursos da ordem de R$ 547.458,49. O projeto proporcionou modernidade e embelezamento, mantendo as características originais da Praça, considerada um dos mais belos cartões postais de Montes Claros. Houve recomposição dos passeios, colocação de piso tátil para deficientes visuais, reforma do concreto, substituição de todo o piso intertravado do interior da praça e instalação de grades baixas para delimitar as vias. Foram plantados 3 mil metros quadrados de grama. Todos os bancos foram reformados e o logradouro foi contemplado, ainda, com obras de pintura, melhorias na iluminação, poda, arborização e, ainda, plantio de mudas nativas e ornamentais.
O secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Sóter Magno, destaca a importância da praça para Montes Claros e região. E convida a população para se apoderar da praça, que está muito linda e agradável. Entende que o local é ponto de referência regional e conclama os frequentadores a ajudar a preservar a Praça. Em 1939, o Largo da Matriz ganhou nova configuração, sendo nomeado como Jardim Benedito Valadares. Houve uma reforma geral em 1957, por ocasião do centenário da cidade. Em 2007, a Praça foi totalmente revitalizada, no sesquicentenário de Montes Claros, mas foi na atual administração que a Praça foi totalmente reestruturada, garantindo sua importância cultural para a cidade, tendo em vista que o conjunto urbanístico já foi tombado pela Prefeitura. (Ascom PMMC)
Compartilhe isso:
- Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para imprimir(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)