Posto de coleta de leite da Santa Casa tem contrato prorrogado - Rede Gazeta de Comunicação

PUBLICIDADE

Posto de coleta de leite da Santa Casa tem contrato prorrogado

O Posto de coleta de leite materno da Santa Casa de Montes Claros teve seu contrato prorrogado até dezembro deste ano, conforme o processo 106/2023 na modalidade de inexigibilidade de licitação 014/2023. De Repasse do Incentivo Financeiro Estadual para custeio do Posto de Coleta de Leite Humano (PCLH) no Sistema Único de Saúde de Minas Gerais (SUS/ MG), destinado à Irmandade Nossa Senhora das Mercês de Montes Claros. Desde o ano de 2001 que a Santa Casa criou o posto de leite materno, que é vinculado ao banco de leite materno do Norte de Minas, instalado no Hospital Aroldo Tourinho.

A Santa Casa Montes Claros tem desempenhado um papel fundamental através do Posto de Coleta de Leite Humano, que atualmente conta com cerca de 20 mamães doadoras. “Em alguns casos a coleta do leite é feita no próprio posto. Mas temos também o leite que buscamos nas casas das doadoras”, explica a técnica consultora de amamentação da Santa Casa, Gláucia Ribeiro Porto.

De acordo com a enfermeira da maternidade Silvia Sena conta que o Posto de Coleta de Leite Humano da Santa Casa foi criado há 22 anos. “O objetivo é atender à demanda de recém-nascidos e bebês internados em tratamento que estão no CTI neonatal, berçário e pediatria”, ressalta a enfermeira. “A doação para crianças que necessitam desse alimento é vital. Através desse serviço, a Santa Casa tem promovido a saúde e o bem-estar de muitos recém-nascidos”, complementa a enfermeira da maternidade Ana Carla Alves Araújo.

Em retribuição e em comemoração ao Dia Nacional e Mundial de Doação do Leite Humano e Semana Nacional de Doação do Leite Humano, que foi celebrado em 19 de maio, a equipe da ala materno-infantil distribuiu brindes para as mamães doadoras de leite. “Essa prática é uma forma de expressar a gratidão e reconhecimento pela generosidade dessas mulheres. Os brindes servem como um gesto de agradecimento, incentivando e valorizando a doação de leite materno como um ato de solidariedade e empatia”, fala Ana Carla.

Além disso, para as organizadoras da ação, a distribuição dos brindes fortalece o vínculo entre o hospital e as mães doadoras, que também servem de exemplo para encorajar outras mulheres a se tornarem doadoras de leite. “Ao perceberem o reconhecimento e a valorização do seu gesto, as mães podem se sentir ainda mais motivadas a compartilhar seu leite materno com os bebês que mais precisam, sabendo que estão fazendo a diferença na vida deles”, reforça a coordenadora da unidade, Cristiane Câmara.

Para o superintendente da Santa Casa, Maurício Sérgio Sousa e Silva, “a distribuição dos brindes também ajuda a conscientizar a sociedade sobre a importância da doação de leite materno, pois essa prática contribui para desmistificar possíveis tabus e preconceitos relacionados à amamentação e à doação de leite, incentivando a participação de mais mulheres nessa causa nobre”, comentou o superintendente. (GA)