Reitor Enaltece Importância de Parcerias e do Incremento da Pesquisa
Foi realizado no campus-sede da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), nesta segunda-feira (26/08), o Encontro Regional (Regiões Norte e Nordeste) do Fórum Técnico Minas Gerais pela Ciência – Por um Desenvolvimento Inclusivo e Sustentável. A iniciativa foi da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), em parceria com a Unimontes.
O objetivo da discussão é elaborar o Plano Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, para promover o desenvolvimento socioeconômico do Estado, com ampla participação da sociedade. A ação visa reduzir as desigualdades sociais, de gênero e raça, além de garantir a recuperação, conservação, proteção ambiental e sustentabilidade.
Aberto ao público e gratuito, o evento aconteceu na Biblioteca Central Antônio Jorge, com a presença da deputada estadual Beatriz Cerqueira, presidente da comissão organizadora do Fórum Técnico Minas Gerais pela Ciência – Por um Desenvolvimento Inclusivo e Sustentável, juntamente com o deputado estadual Ricardo Campos, professores, pesquisadores, estudantes, outros convidados e representantes da comunidade.
Ao participar da solenidade de abertura do Fórum, o reitor da Unimontes, professor Wagner de Paulo Santiago, enalteceu a importância do encontro e da formação da proposta para fomentar a pesquisa, a ciência, a tecnologia e a inovação no estado. Ele também destacou a importância da parceria da Unimontes com a Assembleia, ressaltando o trabalho da deputada Beatriz Cerqueira, do deputado Ricardo Campos e dos demais parlamentares no apoio à universidade e no encaminhamento das reivindicações da comunidade acadêmica nas áreas de ensino, pesquisa, extensão e prestação de serviços.
O professor Wagner de Paulo Santiago destacou que, graças a um projeto aprovado pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais, de autoria do deputado Tadeu Martins Leite (atual presidente da Casa), foi aprovada uma lei estadual que garante mais recursos da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) para investimentos em investigação científica, tecnológica e inovação na Unimontes e na Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG). “Podemos dizer que temos uma dívida impagável com a Assembleia”, pontuou.
O reitor afirmou que a Unimontes, com o apoio do Governo do Estado e da Fapemig, tem ampliado os investimentos na pesquisa e inovação, contando com a competência dos seus professores e pesquisadores. Destacou que a instituição também reforça as ações na área de pós-graduação stricto sensu, o que reflete no incremento da pesquisa. “Podemos dizer que mais de 90% dos nossos pesquisadores são vinculados aos programas de pós-graduação”, observou o reitor. Ele enalteceu ainda a melhoria das atividades de ensino e pesquisa.
O professor Wagner de Paulo Santiago enfatizou que, com o apoio da Fapemig, a Unimontes está implantando o Centro de Excelência em Estudos do Semiárido, que deverá iniciar suas atividades em 2025 e representará um grande avanço na área de pesquisa da instituição. Destacou que a Unimontes possui excelência nas pesquisas na área de saúde, que também terão suporte da Fapemig.
O reitor lembrou ainda que, no fomento aos projetos de pesquisa, a Unimontes mantém parcerias com várias instituições, como a Universidade Federal de Minas Gerais, a Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) e o Instituto Federal do Norte de Minas (IFNMG).
Ainda na oportunidade, a presidente da comissão organizadora do Fórum Técnico Minas Gerais pela Ciência – Por um Desenvolvimento Inclusivo e Sustentável, deputada Beatriz Cerqueira, destacou os objetivos da iniciativa e enalteceu a importância da participação dos pesquisadores e dos representantes da comunidade.
Ela destacou a relevância do Fórum como uma oportunidade ímpar para a melhoria da pesquisa, ciência, tecnologia e inovação do estado. “Nosso trabalho é voltado para que essas pautas sejam transformadas em uma política de Estado. A ciência, pesquisa, tecnologia e inovação nos levam a um futuro e um amanhã melhor”, afirmou a deputada Beatriz Cerqueira.
Também estiveram presentes na abertura o do promotor de Justiça, Franklim Reginaldo Pereira Mendes; da pró-reitora de Pesquisa da Unimontes, professora Maria das Dores Magalhães; do pró-reitor de Pós Graduação da Unimontes, professor Marlon Cristian Toledo Pereira; do diretor geral do Instituto de Desenvolvimento do Norte e Nordeste de Minas Gerais (Idene), Carlos Alexandre Gonçalves; do delegado regional da Polícia Civil em Montes Claros, Bruno Rezende da Silveira e os pró-reitores adjuntos da Unimontes Beatriz Rezende Marinho da Silveira (Pesquisa), Daniel Coelho de Oliveira (Pós-Graduação), Marcelo Brito (Extensão), autoridades, professores, servidores técnico administrativos, imprensa, acadêmicos e convidados.
Compartilhe isso:
- Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para imprimir(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)