GIRLENO ALENCAR
Cresce a quantidade de pessoas em Montes Claros, que reclamam da falha no registro da vacinação contra a Covid-19, pois apesar de terem recebido as doses, não conseguem emitir o certificado que passará a ser exigido a partir do dia 10 de dezembro. A coordenadora de Vigilância Epidemiologica de Montes Claros, Lara Oliva, explica que tem ocorrido falha no sistema Conecte SUS e por isso, a pessoa pode fazer contato na Secretaria Municipal de Saude, pelo fone 2211.4353, que é emitido o certificado. Desde o dia 4 de novembro que o Governo Federal divulgou uma nota na qual admite que há problema na emissão de certificado para pessoas que fizeram a intercambialidade da vacina.
O problema ocorre ao menos desde a semana passada com pessoas que receberam um imunizante diferente na 2ª dose reclamam de problema na emissão de certificado no Conecte SUS, o aplicativo oficial do ministério. “O Ministério da Saúde informa que busca uma solução para que seja possível emitir o certificado de vacinação no aplicativo Conecte SUS em situações que ocorram intercambialidade de vacinas”, informou em nota. Todas as pessoas quem já completaram o esquema vacinal contra a Covid-19 (duas doses ou dose única, no caso da Janssen) podem emitir o certificado de vacinação. Por todo o país, há municípios que passaram a exigir o documento para determinados locais ou tipos de evento. O certificado do SUS pode, inclusive, ser usado em viagens internacionais, para onde já é permitida a entrada de brasileiros. O relato de problemas ocorre principalmente com quem tomou a primeira dose da AstraZeneca e, por falta do mesmo imunizante disponível, acabou tomando uma dose da Pfizer, como previsto pelo governo nestes casos.
A Prefeitura Municipal de Montes Claros informa que a partir de 20 de novembro as atividades do Walk-Thru de vacinação serão encerradas em nosso munícipio. Atualmente o Walk-thru estava em funcionamento no Sesc, localizado na Rua Gabriel Passos – Centro. A Secretaria Municipal de Saúde informa que há previsão de inauguração de nove novas salas de vacina até o final de dezembro, o que irá facilitar o acesso da população aos imunizantes. Neste contexto e considerando a atual cobertura vacinal da Campanha de Vacinação contra a Covid-19, compreende-se que o propósito do Walk-Thru foi cumprido com êxito, deste modo a vacinação segue acontecendo normalmente em nosso município nos demais pontos de vacinação.
Compartilhe isso:
- Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para imprimir(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)