GIRLENO ALENCAR
A Prefeitura de Montes Claros asfaltará todas as vias de acesso aos distritos de Montes Claros. A medida vai melhorar as condições de tráfego, acabando com a lama, no período chuvoso e com a poeira, durante a estiagem. O edital já foi publicado no Diário Oficial do Município agradando às lideranças comunitárias e moradores da área rural. As obras também beneficiarão, direta e indiretamente, crianças, jovens, adultos e idosos de mais de 300 comunidades e localidades da zona rural de Montes Claros. A Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Montes inicia uma série de matérias informativas e institucionais, a fim de mostrar à população os trechos a serem pavimentados. Também vai escutar a opinião de comerciantes e outras pessoas que serão diretamente beneficiadas por esta importante obra, antigo anseio popular. As estradas serão pavimentadas de forma ecologicamente correta, preservando o Meio Ambiente, principalmente quanto à questão hídrica, garantindo a sustentabilidade.
Um dos trechos a serem beneficiados liga a BR-135 (acesso ao distrito de Miralta, passando por Vila Nova de Minas) à Estrada da Produção. São cerca de 40 quilômetros, rota de transporte escolar e de produtores rurais, uma vez que possui comunidades afinadas com a agricultura familiar, uma das regiões com terras férteis do município de Montes Claros. A estrada, apesar das chuvas torrenciais dos últimos meses, ainda suporta o tráfego. Possibilita condições de segurança, mas surpreende com buracos e erosões provocadas pela chuva, bem como trechos escorregadios devido à característica do solo. Por outro lado, mostra características interioranas, com animais na pista e revela a esperança no olhar e no falar dos sertanejos, por acreditar que a obra transformará positivamente a região, melhorando a qualidade de vida.
Wilson dos Santos mora na Vila Atlântida e sempre vai à região de Miralta para catar pequi. Ficou surpreso com a notícia e acredita que o asfalto vai facilitar a vida de moradores e de pessoas que costumam ir visitar parentes naquela região. O aposentado Abdias Leal Oliveira, 70 anos, três filhos, morador de Miralta entende que o asfalto é uma das mais importantes obras que ele verá. Entende que a obra será realiza em condições de concordância com produtores e moradores. Maria Zilda Ribeiro, 50 anos, viúva e moradora de Samambaia também está otimista. Para ela, o asfalto vai facilitar tudo. Disse que as obras irão melhorar a qualidade de vida, o transporte escolar e o escoamento da produção.
O dentista Samuel Trezema Costa também está otimista e revela que às vezes fica inseguro ao passar por alguns trechos. “O asfalto vai melhorar bastante as condições de vida dos moradores de Vila Nova de Minas e adjacências”, disse, lembrando que no distrito há grande concentração de produtores e alunos das redes estadual e municipal.
O comerciante Bento Queiroz, de 82 anos, quatro filhos, morador de Tabuas se entusiasmou ao afirmar que o asfalto vai trazer muitas vantagens. “É claro que é um sonho de todos. A maioria está gostando da notícia e desta obra que vai ser realizada”, afirmou.
Pavimentação beneficiará estrada de Canto do Engenho
O distrito de Canto do Engenho será beneficiado com o asfaltamento do seu acesso. Serão seis quilômetros pavimentados até a BR-365, e que estão em ótimas condições de tráfego. O percurso é margeado por chácaras e pequenas outras propriedades rurais, onde pode ser comprovada a expectativa positiva da população quanto à pavimentação. O trecho é rota de transporte escolar, de produtores rurais e de jovens e adultos à procura de lazer e diversão, principalmente aos finais de semana. Canto do Engenho é um dos distritos a serem beneficiados para melhoria das condições de tráfego, acabando com a lama, no período chuvoso e com a poeira, durante a seca.
O edital já foi publicado no Diário Oficial do Município. As obras vão beneficiar, direta e indiretamente, moradores de mais de 300 comunidades e localidades da área rural de Montes Claros e representam antigo anseio popular. As estradas serão pavimentadas de forma ecologicamente correta, preservando o Meio Ambiente, principalmente quanto à questão hídrica, garantindo a sustentabilidade.
O comunicador visual Ricardo Martins foi enfático ao afirmar que o asfalto vai proporcionar novo ânimo aos chacreiros e sitiantes. Ele lembra que já teve prejuízos diversos por causa de danos no veículo. Alerta que a obra deve contar com redutores de velocidades, para inibir acidentes naquele percurso.
Amanda Costa e sua Filha, Sthephane, também estão otimistas com o anúncio das obras. Ambas entendem que a região será mais valorizada, permitindo melhores condições de acesso por parte de produtores e visitantes. As duas frisaram que a poeira, durante a estiagem e a lama, durante as chuvas, causam dificuldades e riscos de doenças para crianças, jovens, adultos e idosos.
Antônio Nadson Silva, morador da sede de Canto do Engenho também está entusiasmado e relata que a população tem certeza de que a obra será concluída. O lavrador destaca a confiança popular e credibilidade do governo municipal. (GA)
Compartilhe isso:
- Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para imprimir(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)