Polo Farmacêutico atrai novos cursos para Montes Claros - Rede Gazeta de Comunicação

PUBLICIDADE

Polo Farmacêutico atrai novos cursos para Montes Claros

A robusta expansão do Polo Farmacêutico de Montes Claros atrai cada vez mais investimentos na cidade. Além de novas grandes indústrias, que projetam investimentos bilionários e milhares de novos empregos, importantes instituições formadoras de mão de obra qualificada também voltam suas atenções para as novas demandas da cidade. Agora mesmo, a UFMG – Universidade Federal de Minas Gerais anuncia a ampliação do seu campus regional em Montes Claros. A ideia é atender às farmacêuticas já a partir das suas obras de construção civil, que atualmente exigem trazer profissionais de fora.

Quinta-feira passada, 20, a UFMG promoveu um Encontro com a Indústria Farmacêutica pelo Desenvolvimento de Montes Claros e Região. Acompanhada pelo vice-reitor Alessandro Fernandes Moreira e pela diretora do Curso de Farmácia da instituição, Ana Paula Mota, a reitora da UFMG, Sandra Goulart Almeida veio a Montes Claros. Ao receber empresários do setor farmacêutico, o prefeito Guilherme Guimarães e o presidente regional da Federação das Indústrias de Minas Gerais, Adauto Marques, a reitora celebrou o momento de diálogo com representantes da indústria e da comunidade local. Sandra Goulart revelou o interesse da UFMG em ampliar o seu campus em Montes Claros.

Ante demandas de formação de mão de obra e geração de riquezas, apresentadas pelo prefeito e por representantes das indústrias farmacêuticas, o comando da UFMG admitiu implantar em Montes Claros formações de curta duração, como o Curso Intensivo de Preparação de Mão de Obra Industrial (Cipmoi), da Escola de Engenharia da UFMG. O curso criado em 1957 forma mestres de obras, eletricistas prediais de baixa tensão, desenhistas cadistas para a construção civil e tecnólogos em soldagem.

Curso de Farmácia e novos focos

Diretora do Curso de Farmácia, Ana Paula Mota acenou ainda com a possibilidade de abertura em Montes Claros de um curso de Farmácia com currículo específico para o trabalho em indústrias do segmento, bem como de cursos em áreas operacionais como controle e qualidade de produção e Recursos Humanos, entre outros.

Por sua vez, o diretor do campus regional da UFMG em Montes Claros, Hélder dos Anjos Augusto, demonstrou entusiasmo com a ideia de ampliação da unidade. “Estamos deixando a visão direcionada apenas para as Ciências Agrárias. Vamos avançar na oferta de cursos, potencializar a nossa estrutura, mas também canalizar todo o esforço do nosso campus para o contexto regional. O campus da UFMG vai dar um salto qualitativo”, afirmou.

Presenças

Pelas farmacêuticas, estiveram presentes a diretora industrial da Eurofarma, Priscila Garrey, com o gerente de engenharia da empresa, Leandro Pinto; a diretora de Gente da Hipolabor, Larissa Pereira, com a diretora de Qualidade da empresa, Fabiana Tavares; o controlador Vetbras, Rafael Silva, e o representante do laboratório Cristália, Michael Alcântara. Marcos Fábio Martins, diretor estratégico de assuntos de infraestrutura, representou a Associação Comercial e Industrial de Montes Claros.