Polícia Civil e sua atuação no Norte de Minas - Rede Gazeta de Comunicação

PUBLICIDADE

Polícia Civil e sua atuação no Norte de Minas

O Dia do Policial Civil foi instituído por meio da Lei estadual 12.533, em 30 de junho de 1997, assinada pelo governador do Estado de Minas Gerais. A data celebra o serviço dos profissionais que arriscam as suas vidas diariamente para cumprir a importante missão de proteger as pessoas, dar cumprimento às leis, combater o crime e preservar a ordem pública.

A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) é o órgão responsável pela apuração de crimes e contravenções por meio da investigação criminal cientificamente aplicada, e o exercício da polícia judiciária para o esclarecimento de autoria, materialidade, motivo e circunstância,bem como a identificação civil e criminal, objetivando a segurança pública, a promoção de direitos e o fortalecimento da democracia. Dessa forma, tem como missão realizar a investigação criminal de forma eficiente e eficaz, impactando na redução da criminalidade e atuando na repressão qualificada e na mediação de conflitos.

Na região Norte, a Polícia Civil conta com o 11º Departamento que é um órgão de gestão intermediária da Polícia Civil, cuja estrutura inclui as delegacias regionais de Montes Claros, Januária, Janaúba e Taiobeiras, totalizando 77 municípios e uma população de mais de um milhão de  habitantes.

A celebração desse dia especial permite destacar a dedicação, coragem e compromisso dos policiais civis pelos serviços prestados à sociedade que, com voluntariedade, não escolheram uma profissão e sim uma vocação.