Os poemas vencedores do Concurso de Poesia da Escola do Legislativo foram homenageados em sessão especial, na última sexta-feira (06). Esse ano o tema do concurso foi “A importância de conhecer meus direitos e deveres”.
Além dos familiares dos participantes, o evento contou com a presença do corpo docente e gestores das escolas campeãs.
Na categoria um, o terceiro lugar ficou com o estudante Arthur Silva Nascimento e o poema “De repente eu tenho direitos”. O segundo lugar ficou para a poesia “Direitos e deveres”, da Káren Germano Gonçalves. E o primeiro lugar quem levou foi o poema “Conheça os seus direitos, não a exploração”, da aluna EJA Marlene Barbosa Dias.
O poema “Direito e conscientização”, da aluna Maria Beatriz Pinheiro Lima garantiu o terceiro lugar, na segunda categoria. Em segundo lugar, a poesia “A importância de conhecer os meus direitos e deveres”, da estudante Sofia Emanuele Medeiros Câmara. O primeiro lugar da categoria ficou para “O sonho de hoje, pode ser um direito de amanhã. Lute!” do aluno Bryan Cardoso Barbosa.
Na categoria três, quem levou o terceiro lugar foi a poesia “A voz do direito”, da aluna Maria Eduarda Drummond Oliveira Dias. No segundo lugar, a estudante Sara Maia Lopes com o poema “Direitos e Deveres”. “A liberdade só saber”, da aluna Ana Júlia Leal foi a grande campeã da categoria.
A aluna Ana Júlia agradeceu à Escola do Legislativo pela oportunidade de participar do concurso. Os nove gestores das escolas participantes reforçaram a gratidão à iniciativa e a importância de ações como o concurso, que fomentam a leitura e escrita
A vereadora Iara Pimental (PT) enfatizou que Montes Claros é a cidade da arte e da cultura e incentivou aos ganhadores que se inscrevam na próxima edição do Psiu Poético. “A Escola do Legislativo tem grande importância nessa casa, de trazer esses talentos para a Câmara, de valorizar esses talentos e agregar escolas públicas estaduais e municipais. Esse evento mostra a necessidade da nossa luta da defesa da escola pública, gratuita e de qualidade”, afirmou.
A coordenadora da Escola, Cristiane Nunes, relembrou o apoio das escolas em participar do concurso. “Sem as escolas abrirem as portas nós não temos acesso aos alunos e familiares. Esse ano teve um número significativo de inscrição de escolas. Um dos nossos objetivos é trazer a sociedade para a casa do povo, aproximar a sociedade do poder legislativo”, contou.
A vice-presidente da Câmara, Maria Helena Lopes(MDB) parabenizou os participantes pela decisão de se inscrever no concurso e serem mentes pensantes. “Hoje nós vivemos um mundo de muita tecnologia e muita cultura de massa, onde é mais fácil reproduzir do quê pensar, e a poesia é um texto de sensibilidade, do sentimento de cada um. É muito bonito ver vocês participando do concurso, tendo olhar crítico e sensibilidade” reforçou. (MARIANA VITORINO)
Compartilhe isso:
- Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para imprimir(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)