Trinta e seis pássaros da fauna silvestre foram apreendidos pela Polícia Militar de Meio Ambiente em Montes Claros, na manhã dessa quinta-feira (8).
O sargento Sterferson Nascimento Brasil explicou que os animais foram encontrados em uma casa, no bairro Santo Amaro, durante o cumprimento de um mandado de busca e apreensão expedido pela Justiça.
“A Polícia Militar de Meio Ambiente recebeu uma denúncia sobre o comércio de pássaros no local e após a equipe de Inteligência constatar a veracidade, foi solicitado junto ao judiciário pelo mandado de busca e apreensão”.
De acordo com o militar, os pássaros estavam acondicionados em 45 gaiolas no quintal da residência. Os espaços estavam sujos e as aves foram encontradas com penas cortadas e fungos.
O alvo da denúncia, um homem, de 52 anos, assinou um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) e vai responder pelo crime no Juizado Especial. Segundo a PM, foi lavrado auto de infração e multa no valor R$ 107.917,06.
As aves apreendidas foram levadas para o Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas). Três pássaros eram da espécie curió, que está ameaçada de extinção; os outros eram das espécies trinca-ferro, baiano, coleiro e azulão.
Compartilhe isso:
- Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para imprimir(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)