Planos do América para 2024: objetivos, SAF e investimentos - Rede Gazeta de Comunicação
Planos do América para 2024: objetivos, SAF e investimentos

O América terá ano desafiador pela frente. Com menos receita e em busca de retomar o bom desempenho, o time vai precisar de regularidade em 2024. Para esta temporada, o Coelho traçou alguns objetivos, detalhou parte do planejamento e tem clara a primeira meta: voltar à Série A do Campeonato Brasileiro. O rebaixamento como lanterna do Brasileiro é motivo de vergonha para os dirigentes americanos. A péssima campanha evidenciou a falta de planejamento – erro que não pode se repetir em 2024, já que o clube almeja o acesso sem sustos. Na visão de Marcus Salum, presidente da SAF do América, o time disputará a Série B em busca de título. Se o primeiro objetivo já está traçado, os planos do alviverde para as outras duas competições também miram alto. Salum traçou as metas do Coelho tanto no Campeonato Mineiro, que foi vice em 2023, quanto na Copa do Brasil, que chegou até às quartas de final.

“O América vai disputar o Campeonato Mineiro para ser campeão, vai ter que disputar a Série B para título, para ascender à Série A, e fazer uma boa Copa do Brasil. Eu tenho muita fé que o América vai fazer um bom trabalho e vai subir. Nós vamos para ser campeão. Mas, claro, nosso objetivo é o acesso”, disse o presidente.

Venda da SAF

O América se tornou Sociedade Anônima do Futebol (SAF) em 2021. Desde então, muitas especulações surgiram a respeito da venda do clube para possíveis investidores. Na contramão da maioria dos times que aderiram o modelo, o Coelho não possui dívida milionária. Outras associações viraram SAF no intuito de ‘se salvarem’. Com investidor e novo planejamento, os times passam a ter donos – já que se tornam empresas – e lidam com menos interferências externas na gestão. Ainda que o modelo não seja necessariamente sinônimo de sucesso no Brasil, muitas equipes no exterior alcançaram novos patamares com a SAF. O América já deixou claro que a venda da SAF não é uma prioridade. De acordo com o clube, a busca por investidor é demorada e passa por diversos requisitos. O presidente Marcus Salum contou que estuda propostas, mas que para este ano, não está na iminência de concretizar o negócio – contudo, também não descartou a possibilidade.

“A venda da SAF é transferir todo o patrimônio do futebol para o clube. As exigências do América todo mundo sabe, é zerar a nossa dívida, que não é grande e é totalmente controlada. E a execução do planeta América, que é a reformulação do CT, depois é só investimento no futebol. Para isso, tem que fazer um contrato com série de investimento e garantia desse investimento. É um casamento em definitivo”, falou.

Investimentos

Com a diminuição das receitas, em razão da queda à Série B, o América terá novo planejamento – diferente daquele para times que disputam a Primeira Divisão. O clube admitiu que as reduções serão necessárias, entretanto, o investimento no futebol não ficará de lado. Como primeira medida para diminuição de despesas, o Coelho desligou 11 jogadores. Pouco utilizados em 2023 e aqueles em fim de contrato, deixaram o CT Lanna Drumond. A reformulação no elenco é certa. De acordo com Salum, o clube vai reduzir em 20% a folha salarial. O plano é partir de um mínimo de R$ 3 milhões e depois tomar como base as receitas de 2024. Mesmo com a redução, é desejo dos dirigentes, reforçar a equipe. O América está no mercado e o planejamento do departamento de futebol é contratar de cinco a seis jogadores para integrar o atual elenco. Além disso, uma das metas traçadas é contar com os garotos da base. Ainda em 2023, o América apostou no ‘DNA formador’ e deu chance para alguns – Breno, Rodriguinho, Mateus Henrique, Júlio. Para esta temporada, mais jogadores vão subir ao profissional para serem utilizados pelo técnico Cauan de Almeida. O comandante do alviverde, inclusive, é um velho conhecido que atuou na base do clube. Ele esteve no América de 2017 a 2021. Inicialmente, treinou o time Sub-17. Em julho de 2019, assumiu o cargo de auxiliar técnico permanente do time profissional. (NO ATAQUE)

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

%d blogueiros gostam disto: