Planejamento, será que não é pra mim? (parte 1) - Rede Gazeta de Comunicação

PUBLICIDADE

Planejamento, será que não é pra mim? (parte 1)

FÁBIO LIMA

Consultor empresarial, executivo de finanças, master coach e CEO da Light Consulting & Coaching

O planejamento ou planeamento é uma ferramenta que possibilita analisar e perceber a realidade, prever ações, recursos e caminhos para atingir um resultado futuro desejado, definindo as ações sequenciais ou não para que se complete um processo, sendo, portanto, uma ferramenta pensada, racionalmente que garante ações que aumentam chances de êxito.

Como ingredientes para um bom planejamento, ajudar a consolidar ou confirmar a maturidade da ideia, ajudar a entender o nível de detalhe, opções e alternativas ajudando assim em um melhor alinhamento com o desejo inicial, com os recursos disponíveis, as expectativas dos envolvidos.

Até aqui o descritivo aponta para a importância do planejamento em todos as áreas da vida e não apenas em gestão empresarial.

Um item fundamental para definição de plano é ter um objetivo futuro claro, uma meta, o grande ponto que impede bons planejamento é não ter esta clareza de meta futura, outro ponto é confundir intenção com meta.

Intenção apenas um desejo ao começar a planejar para realizar, apenas após virar meta, e começar o processo de serem traçados os processos e tarefas para atingir o objetivo almejado.

Uma vez definidos os objetivos um grande benefício de um bom plano é ajudar a manter o foco e assim ter melhor eficiência no uso dos recursos para alcance das metas, garantindo constâncias das ações e disciplina na execução das tarefas.

Mas atenção, alcançar resultados das tarefas não garante alcance e realização dos objetivos, importante vencer todas as etapas, assim como em um jogo de vídeo game, necessário vencer todas as etapas e saber que próximo etapa pode ser ainda mais desafiadora, mas que faz parte do processo de preparação para o grande final.

Por isso importante definir os indicadores para medir o quanto o planejamento está sendo seguido e ajustado para cumprimento das tarefas, e o quanto está próximo das metas.

Comunicar objetivos e metas é fundamental para que ações, energia e atenção sejam direcionadas na realização, grande parte dos motivos de não execução de plano de forma adequada é não investir corretamente na comunicação dos objetivos aos envolvidos e no caso das empresas as equipes.

Tomar as melhores decisões nos melhores momentos de forma pensada e identificando recursos necessários evitando decisões com base em emoção ou euforia, que podem não ser concretizadas e gerar frustração.

Ganhou relevância e ponto de reforço dentro do mundo empresarial por sua importância em definir longevidade e fator de sucesso do negócio.

Por não ter planejamento correto e completo, alguns novos empreendedores acabam passando por várias dificuldades nos meses iniciais de abertura do negócio.

Além de ter ideias, encontrar um ponto comercial e conhecer os custos, e todos os passos para alcance dos resultados empresariais é essencial planejar o futuro da empresa, que ainda ajuda a evitar riscos futuros, a elaboração do plano de negócio é indispensável.