GABRIELE SANTOS
A exigência do Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV) para veículos com placas de finais 4, 5 e 6 começa na próxima terça-feira, 1º de outubro. A Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MG), por meio da Coordenadoria Estadual de Gestão de Trânsito (CET-MG), alerta aos proprietários sobre a importância de manter a documentação em dia. Para esclarecer dúvidas sobre o processo de regularização do documento, a CET-MG disponibiliza atendimento on-line. O CRLV é o documento anual que comprova que o veículo está legalmente apto à circulação, conforme o Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Para obtê-lo, é necessário estar em dia com o Imposto de Propriedade de Veículo Automotor (IPVA), o seguro obrigatório, a Taxa de Renovação do Licenciamento Anual do Veículo (TRLAV) e eventuais multas. Além disso, o veículo não pode ter restrições judiciais ou administrativas que impeçam a emissão do documento. Para veículos com placas de finais 1, 2 e 3, o CRLV já é exigido desde 1º de setembro, enquanto os proprietários com placas finais 7, 8 e 9 têm até 30 de outubro para regularizar a situação. Se o veículo não possui pendências, a impressão do CRLV pode ser realizada diretamente no site da CET-MG, na aba “veículos”, clicando em “documentos de veículos”. O documento pode ser impresso a qualquer momento e em quantas cópias forem necessárias. O serviço também está disponível no MG App, no portal de serviços da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) ou no aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT).
Atenção à Regularização
Conduzir um veículo que não esteja registrado e devidamente licenciado é considerado uma infração gravíssima, acarretando uma multa de R$ 293,47, além de sete pontos na CNH e remoção do veículo para um pátio credenciado até que a regularização seja concluída.
Atendimento On-line para Dúvidas
Os proprietários podem esclarecer dúvidas sobre o CRLV sem precisar se deslocar até um ponto de atendimento presencial. Na página inicial do portal da CET-MG, é possível clicar no botão “Consultar Motivo: Veículo Não Licenciado” e preencher os dados solicitados. As informações sobre pendências e orientações para regularização serão apresentadas na tela.
Caso persistam dúvidas sobre o CRLV, o proprietário pode realizar uma videochamada com um atendente, que auxiliará nos procedimentos necessários para a emissão do CRLV e na geração de guias de pagamento.
Compartilhe isso:
- Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para imprimir(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)