Pirapora vence XII Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora - Rede Gazeta de Comunicação

PUBLICIDADE

Pirapora vence XII Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora

Projeto “Compras Governamentais – indutora do desenvolvimento local” impulsiona a economia local, fortalece MPEs e empreendedores individuais, e estimula setores para o desenvolvimento municipal e territorial

O município de Pirapora, no norte de Minas, venceu o XII Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora na categoria Compras Governamentais. O anúncio foi realizado na cerimônia de premiação na manhã desta quarta-feira, 17, na sede do Sebrae Minas, em Belo Horizonte. O evento contou com a presença de cerca de 300 convidados, dos 24 municípios finalistas, entre prefeitos, secretários, lideranças e autoridades municipais e estaduais.

O município concorreu com o projeto “Compras Governamentais – indutora do desenvolvimento local”, que visa reter a riqueza por meio de compras públicas. A solução partiu do objetivo de impulsionar e potencializar as compras governamentais por meio da conectividade com as secretarias temáticas, apontando possibilidades de atuação conjunta para ampliação da participação dos pequenos negócios, alcance das políticas públicas, desenvolvimento local e retenção de riqueza.

Os resultados foram melhoria do ambiente interno a partir da capacitação e mudança da visão tradicional para multidimensional, alinhamento das ações, ampliação das oportunidades dos pequenos negócios, recuperação da credibilidade junto aos fornecedores, pontualidade nos cronogramas de pagamento, valorização e fomento à agricultura familiar, e indução de políticas públicas de inclusão e renda.

“Estou muito feliz e satisfeito com o prêmio, pois enfrentamos muitas dificuldades em nossa gestão, sobretudo a pandemia. Todos os prefeitos passaram pelo mesmo problema e são vencedores. Ter o apoio do Sebrae nos motiva a ser cada dia melhores e nos esforçar ao máximo para continuar buscando novos reconhecimentos para nossa cidade. Dedico esse prêmio para nossa população, que ficou em Pirapora torcendo para nós”, destaca o prefeito Alex Costa César.

Premiação

Na XII edição do Prêmio, mais de 300 projetos, de cerca de 250 municípios do estado, foram inscritos em 10 categorias: Simplificação e Fomento ao Empreendedorismo; Sala do Empreendedor; Compras Governamentais; Empreendedorismo na Escola; Inclusão Produtiva; Turismo e Identidade Territorial; Sustentabilidade e Meio Ambiente; Empreendedorismo Rural; Cidade Empreendedora e Governança Territorial. Na fase final, disputaram 30 iniciativas, de 24 municípios.

Os vencedores, por categoria, foram: Cabo Verde, categoria Sala do Empreendedor; Conselheiro Lafaiete, categoria Governança Territorial; Congonhas, categoria Inclusão Produtiva; Coqueiral, categoria Sustentabilidade e Meio Ambiente; Nova Lima, categoria Simplificação e Fomento ao Empreendedorismo; Paracatu, categoria Empreendedorismo Rural; Pirapora, categoria Compras Governamentais; Uberaba, categorias Cidade Empreendedora e Turismo e Identidade Territorial; e Varginha, categoria Empreendedorismo na Escola.

 “Cada uma das soluções inovadoras vencedoras do Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora é um reconhecimento ao esforço do município de sempre buscar a melhoria na gestão de maneira diferenciada e uma inspiração para tantos outros municípios, com resultados positivos no desenvolvimento socioeconômico, na educação empreendedora, na geração de emprego e renda e na liberdade de produzir, trabalhar e sustentar sonhos e realidades”, enfatiza o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Minas, Marcelo de Souza e Silva.

Em suas 12 edições, o Prêmio Prefeitura Empreendedora já reconheceu 71 iniciativas de 49 municípios de Minas Gerais, projetos que têm inspirado diversos municípios do estado a evoluírem em suas estratégias de promoção do desenvolvimento econômico e social.