A Prefeitura de Pirapora transferiu para o município vizinho de Várzea da Palma o caso de óbito que ocorreu no Hospital Doutor Moisés Magalhães Freire e tinha sido computado como sendo do seu município. Na nota à imprensa, é informado que “após uma minuciosa investigação a respeito do último óbito contabilizado no boletim de Pirapora, o Comitê Técnico de Enfrentamento da Covid-19 informa que a mulher de 74 anos não é residente de Pirapora. O sistema já foi atualizado e será contabilizado no local de residência: Barra do Guaicuí. O número de óbitos por Covid-19 volta para 26”.
É a segunda vez que Pirapora adota essa postura, pois no ano passado um óbito ocorrido no hospital foi depois identificado como sendo de Buritizeiro. Os dois municípios são separados pelo rio São Francisco e os dois prefeitos são adversários e não dialogam. A nota informa que de acordo com o sistema oficial do Ministério da Saúde (e-SUS VE), a Fundação Dr. Moisés Magalhães Freire está com a ocupação de 32% de Leitos Clínicos Covid-19; 36% de Leitos UTI Covid-19 e 33% de Leitos UTI Geral. Dos casos confirmados internados no leito de CTI (geral), 29% são de Pirapora e 71% de outros municípios. Dos leitos clínicos, 67% são de Pirapora e 33% de outros municípios. Pirapora é cidade polo microrregional e responsável pelo atendimento hospitalar de mais seis municípios. A taxa hospitalar sofre variação diariamente.
As divergências entre os dois municípios fica evidente na postura que adotam. Pirapora definiu que não haverá ponto facultativo nas repartições públicas municipais da Administração Direta e Indireta, nos dias 15 e 16 de fevereiro de 2021, relativos ao carnaval, e no dia 17 de fevereiro de 2021, referente à quarta-feira de cinzas, conforme decreto assinado pelo prefeito Alexandro Costa César e o procurador geral Marcelo Gonçalves Caires, alegando a decisão do Comitê Gestor do Plano de Prevenção e Contingenciamento em Saúde do Covid-19 – Comitê Extraordinário Covid-19 e a recomendação aos municípios a adoção dos protocolos pertinentes do Grupo Executivo do “Plano Minas Consciente” para o período de Carnaval.
Porem a Prefeitura de Buritizeiro, através do Decreto Municipal nº 032/2021, publicado nesta semana, estabelece que os dias 15, 16 e 17 de fevereiro, que compreendem o período final do Carnaval, serão pontos facultativos no município. O decreto prevê ainda que o dia 17, quarta-feira de cinzas, o ponto facultativo será até às 12 horas. O prefeito Pedro Braga afirma que a decisão foi tomada em favor dos servidores municipais, que terão a garantia de um descanso, no tradicional feriado. “Não achamos que seria justo com os nossos servidores, se fizéssemos diferente. Embora muitos municípios tenham adotado medidas contrárias, por causa da pandemia, temos procurado fazer um trabalho de conscientização e vigilância em relação às aglomerações, junto aos comerciantes e aos proprietários de espaços para eventos ou promotores de festa. Acima de tudo, queremos valorizar o nosso servidor, proporcionando também a oportunidade do descanso e lazer com as suas famílias”.
O prefeito se reuniu, em seu gabinete, com os representantes da Polícia Militar de Buritizeiro, quando elaboraram o planejamento das ações que serão adotadas nos festejos carnavalescos deste ano, o qual ainda existe o enfrentamento da pandemia do coronavírus. O chefe do Executivo garantiu que não haverá liberação de alvarás para eventos particulares, bem como, não permitirá a flexibilização das medidas preventivas e a realização dos eventos na cidade.
Compartilhe isso:
- Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para imprimir(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)