Pirapora pede segurança náutica do vapor Benjamim Guimarães - Rede Gazeta de Comunicação
Pirapora pede segurança náutica do vapor Benjamim Guimarães

O prefeito de Pirapora Alex César se reuniu nesta quarta-feira (25), com o comandante da Delegacia Fluvial de Pirapora, Pedro Marcon, quando pediu a ajuda da Marinha para a segurança náutica do Vapor Benjamim Guimarães. O prefeito pediu apoio da corporação na inspeção do material de salvatagem e na elaboração do Plano de Contingenciamento, para segurança da embarcação em casos de cheia no rio São Francisco. O prefeito Alex Cesar destacou a importância dessa parceria para o município. “A marinha é um parceiro importante de Pirapora, por isso, nos reunimos para discutir e alinhar ações referentes à segurança náutica do Vapor Benjamim Guimarães”, disse Alex Cesar.

Participaram também do encontro a vice-prefeita Anamaria Burle, a Vistoriadora Naval Camila Guilmo Marcon, o Ten. Renan Alvim e o Diretor Presidente da Emutur, Elton Jackson Gomes da Mota. O vapor Benjamim Guimarães foi construído em 1913, pelo estaleiro norte-americano James Rees & Sons e navegou alguns anos no Rio Amazonas sendo transferido para o Rio São Francisco a partir de 1920. Atualmente transporta turistas pelo rio, sendo o único em funcionamento. O tombamento estadual do Vapor Benjamim Guimarães foi aprovado em 1985 com inscrição no Livro do Tombo Arqueológico, Etnográfico e Paisagístico.

O Vapor Benjamim Guimarães é o único do mundo movido a lenha e o  tombamento estadual  foi aprovado pelo decreto estadual  24.840 de 1º de agosto de 1985 e inscrito no Livro de Tombo n.° I — Arqueológico, Etnográfico e Paisagístico. O vapor Benjamim Guimarães foi construído em 1913, pelo estaleiro norte-americano James Rees & Sons e navegou alguns anos no Rio Amazonas sendo transferido para o Rio São Francisco a partir de 1920. Atualmente transporta turistas pelo rio, sendo o único em funcionamento. Com capacidade para transportar até 140 pessoas, entre tripulantes e passageiros, o vapor navega a chamada área 01: rio, lago e correnteza que não tenham ondas ou ventos fortes.

Como características construtivas, o vapor é uma embarcação fluvial de popa quadrada, com máquina a vapor de 60 CV de potência alimentada por lenha, e com uma capacidade máxima de estocagem de 28 toneladas de combustível. O sistema de propulsão é o de roda de pás localizado na popa, capaz de atingir até 6,5 nós de velocidade máxima. O peso descarregado é de 243,42 toneladas, podendo ainda ser acrescido de mais de 66 toneladas, possui 43,85 metros de comprimento total e 7,96 metros de largura. Desde novembro de 2020 ele está sendo restaurado, em Pirapora.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

%d blogueiros gostam disto: