Desde ontem, o ponto de vacinação para Covid-19 em Pirapora acontece na rua José Eudes de Lorena, 67, no bairro Nova Pirapora (ao lado da UEC). Aliado a isso, a Prefeitura de Pirapora, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SESAU) realizou um evento para marcar o Dia dos Pacientes Ostomizados. A data foi criada pela Lei número 11.506/2007, em homenagem a fundação da Sociedade Brasileira dos Ostomizados (Abraso), e tem o objetivo de divulgar informações que contribuam para combater o preconceito contra as pessoas que utilizam o procedimento da ostomia.
O paciente Ostomizado é a pessoa que utiliza um estoma, um orifício alternativo para manutenção do funcionamento de um órgão, como o intestino ou bexiga, para a eliminação de fezes e urina, realizado através de um procedimento cirúrgico chamado Colostomia ou Urostomia.
O evento foi uma capacitação voltada para todos os enfermeiros e referências Técnicas dos municípios da micro região, sobre manejo aos pacientes ostomizados. Realizado no Centro de Educação Permanente, foi especificado aspectos importantes sobre o tratamento, equipamentos e auxilio emocional para os pacientes. O secretário de Saúde, Rafael Lana, falou sobre a necessidade de capacitar os profissionais da micro região para melhor atender essa demanda.
“Pirapora é referência no tratamento de pacientes ostomizados e a nossa equipe faz questão de repassar as técnicas de manejo e cuidados para melhor atender a população. É importante ressaltar que o conhecimento é fundamental para a excelência no trabalho” comenta o secretário de saúde. (Ascom PMP)
Compartilhe isso:
- Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para imprimir(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)