A Prefeitura de Pirapora, por meio da Defesa Civil, Secretaria de Infraestrutura, Secretaria da Família e Políticas Sociais destaca as ações preventivas que são realizadas no período de chuva. Com o apoio do Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Marinha, Guarda Civil Municipal e SAAE diversas intervenções vem acontecendo no município, com o objetivo principal de preservar a vida humana e reduzir possíveis dados materiais que a população possa sofrer. Com o acumulado de 215.8 mm nos últimos 15 dias e previsão de mais chuva para o restante da semana a Defesa Civil vistoria as áreas de risco da cidade e lugares que possam sofrer alagamentos, um exemplo é a bacia do Cícero Passos. Outra ação preventiva importante está sendo realizada pela Marinha que visitou os moradores das ilhas do rio São Francisco, falando da possibilidade de evacuação em caso de inundação pela cheia do rio São Francisco. Já a Guarda Civil Municipal e a Polícia Militar trabalham com a interdição de pontos que costumam alagar, durante a chuva, por exemplo, o início da avenida Bonifácio Machado de Miranda.
A Secretaria de infraestrutura e o SAAE exercem ações em conjunto para desobstruir canais e agilizar o escoamento da água. A organização vem sendo o diferencial em Pirapora, pois cada instituição sabe como agir para auxiliar a população, nas ações preventivas que evitam desastres.
O prefeito de Pirapora Alex César comenta sobre esse cenário atípico. “Chuva é sempre bem-vinda, mas acompanhada de ventos e em grande volume como tem acontecido fazem a nossa população sofrer, o que podemos fazer é melhorar a nossa infraestrutura e nos organizar para minimizar os impactos causados. Assim que o período chuvoso acabar faremos investimentos em infraestrutura. Eu sei que muitos pontos de Pirapora precisam da nossa atenção e todos os problemas serão assistidos e na medida do possível solucionados”, comenta o prefeito.
DEFESA CIVIL – A Guarda Civil Municipal e a Defesa Civil de Pirapora participaram no Centro de Convenções do lançamento da Operação Férias Seguras 2022. O evento, que é uma realização da Polícia Militar de Minas Gerais, com o apoio da Prefeitura de Pirapora, tem a finalidade de fomentar as ações de polícia ostensiva e a preservação da ordem pública. Além da PM e prefeitura, diversos órgãos do sistema de defesa social são parceiros nesta operação. Participaram do evento o Corpo de Bombeiros, Polícia Civil, Marinha, Polícia Militar Rodoviária, Polícia Penal, Conselho Tutelar e autoridades civis e militares.
“Recentemente iniciamos um processo de qualificação do nosso efetivo da GCM e estamos com um Grupamento Operacional Especial, que dará todo o suporte para a PM e também para as ações da Defesa Civil, que está com várias demandas neste período chuvoso. Além disso, faremos um esquema especial nestas de férias, para resguardar os prédios públicos, principalmente os mais vulneráveis”, comentou o Comandante da guarda, Jefferson Martins de Moura. (PMP)
Compartilhe isso:
- Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para imprimir(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)