GIRLENO ALENCAR
O prefeito de Pirapora, Alex Cesar, anunciou a criação do Comitê de Enfrentamento à Dengue e Chikungunya, após uma reunião com as coordenações da Vigilância Sanitária de Pirapora, do Centro de Especialidades Médicas (Ceae), da Fundação Hospitalar Dr. Moisés Magalhães Freire, Atenção Primária em Saúde, do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), procuradoria jurídica municipal e outros representantes das secretarias municipais. O encontro, registrado na foto P6F01, foi fundamental para alinhar estratégias e ações conjuntas.
O último boletim epidemiológico de Minas Gerais, datado de 8 de janeiro, aponta apenas um caso de zika vírus em Pirapora, transmitido pelo mosquito Aedes aegypti. Não há registros de dengue e Chikungunya na região.
Além das medidas já adotadas pela Vigilância Sanitária de Pirapora, foram discutidas propostas para a implementação de ações intersetoriais visando o controle vetorial e enfrentamento das arboviroses. Destaca-se também a formação do Comitê de Enfrentamento à Dengue e Chikungunya. Especialistas ressaltaram que o principal foco de atenção reside nas residências, especialmente em vasos de plantas e recipientes de animais. Com o período chuvoso, propício à proliferação de doenças, a intenção é garantir um controle cultural e a mobilização de toda a sociedade local.
A reunião contou com a participação de Maria Clara Lelis e Aline Lara Cavalcante, representantes da Vigilância Sanitária de Montes Claros, que compartilharam diversas experiências de trabalho adotadas no município. A colaboração entre as cidades fortalece a busca por estratégias eficazes na prevenção e combate às doenças transmitidas pelo Aedes aegypti.
Compartilhe isso:
- Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para imprimir(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)