Foi apresentado, na última terça-feira (21), em reunião ordinária da Câmara Municipal, o requerimento 04/2025, de autoria do vereador Crisóstomo da Minas Brasil, que solicita à Prefeitura de Montes Claros a criação de um Centro de Referência e Atendimento às Pessoas Neurodivergentes.
A proposta visa oferecer suporte especializado a indivíduos com Transtorno do Espectro Autista (TEA), Transtorno Obsessivo-compulsivo (TOC), Dispraxia, Transtorno de Deficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) e Síndrome de Tourette, condições que afetam milhares de pessoas e frequentemente resultam em barreiras no acesso a serviços essenciais de saúde, educação e inclusão social.
A criação do centro busca proporcionar um atendimento integral e especializado, atendendo a diversas necessidades em um único local. “A importância desse centro é ser um espaço especializado que abrange todas as necessidades em um só lugar, oferecendo acolhimento para as famílias e assistência para as crianças e adolescentes, como terapia ocupacional, fonoterapia, acompanhamento médico e fornecimento de medicamentos”, explica o proponente da iniciativa.
O Centro de Referência terá como principais atividades o diagnóstico precoce, a orientação jurídica sobre os direitos das crianças neurodivergentes e o acompanhamento contínuo com uma equipe multidisciplinar. “Os atendimentos oferecidos garantirão que as crianças recebam todas as informações necessárias para iniciar a avaliação e o tratamento adequado, além de orientação sobre como acessar os direitos legais”, complementa.
Além de beneficiar diretamente os indivíduos com neurodivergência, a proposta visa fortalecer políticas públicas de igualdade e acessibilidade no município, oferecendo suporte às famílias para enfrentar os desafios do cotidiano. “Este centro contribuirá de forma significativa para a melhoria da qualidade de vida, promovendo a inclusão e dignidade das pessoas neurodivergentes”, afirma Crisóstomo.
Neurodivergência |Neurodivergência é um termo que descreve as condições neurológicas que diferem do padrão considerado típico, como o Transtorno do Espectro Autista (TEA), o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), a Síndrome de Tourette, o Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC) e a Dispraxia.
Indivíduos neurodivergentes podem apresentar diferentes formas de pensar, aprender e se comportar, o que pode gerar desafios em áreas como socialização, aprendizagem e organização. Identificar sinais precoces e buscar acompanhamento adequado é fundamental para proporcionar um desenvolvimento mais saudável e inclusivo. (Gissele Niza)
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