Beto Guedes, nome artístico de Alberto de Castro Guedes, nasceu em Montes Claros em 15 de agosto de 1951. Filho de Godofredo Guedes, Beto seguiu a carreira do pai, se tornando um exímio cantor, compositor e instrumentista. Seus principais sucessos foram “Amor de Índio”, “Sol de Primavera”, “Lumiar” e “Sal da Terra”.
De acordo com Wikipédia, desde sua adolescência tocava em bandas. Aos 18 anos, participou do V Festival Internacional da Canção, realizado no Rio de Janeiro, em 1970. Na ocasião, ele interpretou “Feira Moderna”, uma composição sua em parceria com Lô Borges e Fernando Brant.
Participou ativamente do Clube da Esquina, movimento musical que o projetou nacionalmente, assim como outros ícones imortais, como Milton Nascimento, Lô Borges, Toninho Horta e Wagner Tiso.
Em 1977 lança seu primeiro disco, “A Página do Relâmpago Elétrico”. O álbum superou as expectativas comerciais. No ano seguinte, lança seu segundo LP, “Amor de Índio”, com a faixa-título do álbum tornando-se o maior sucesso de sua carreira. Em 1979, seu terceiro álbum, “Sol da Primavera”, também alcança um grande sucesso. A faixa-título conta com a parceria de Ronaldo Bastos na composição e Wagner Tiso nos arranjos.
Em 2001 lança seu primeiro trabalho audiovisual, “50 anos Ao Vivo”, reunindo seus maiores sucessos. Em 2010, estreia seu segundo trabalho audiovisual pela gravadora Biscoito Fino, intitulado “Outros Clássicos”.
Atualmente, segue firme em sua carreira solo, apresentando-se com sua banda pelo Brasil afora, encantando a todos com seu cancioneiro norte-mineiro. (Hélder Maurício)
Compartilhe isso:
- Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para imprimir(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)