Pequenos negócios e ESG: o caminho da sustentabilidade - Rede Gazeta de Comunicação

PUBLICIDADE

Pequenos negócios e ESG: o caminho da sustentabilidade

Marcelo de Souza e Silva

Presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Minas

Nesta semana celebramos o Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado em 5 de junho. A data nos convida a refletir sobre a importância da preservação ambiental e as responsabilidades que todos nós, inclusive os pequenos negócios, devemos ter com o planeta. A sustentabilidade não é mais uma escolha, mas uma necessidade imperativa para garantir um futuro viável.

Os pequenos negócios têm participação fundamental na geração de empregos, e representam cerca de 95% de todas as empresas brasileiras, portanto, desempenham um papel crucial nesse cenário.  E os benefícios de integrar práticas sustentáveis às operações são inúmeros, apesar de parecer desafiador.

A adoção de princípios de ESG (Environmental, Social, and Governance – em português, meio ambiente, social e governança) não só contribui para a preservação ambiental, como também fortalece a imagem da empresa, aumenta a eficiência operacional e abre novas oportunidades de mercado.

O Sebrae Minas tem se destacado como um importante aliado dos pequenos negócios nessa jornada. Com uma série de iniciativas e programas, a instituição tem apoiado empreendedores a incorporarem práticas sustentáveis em seus negócios.

Hoje lançamos um conteúdo voltado para as práticas do ESG para pequenas empresas em nossa plataforma digital, o Sebrae Play. Nesse ambiente disponibilizamos guias, ferramentas e conteúdo especializado para apoiar os empreendedores a tornarem seus negócios mais sustentáveis e competitivos.

Além disso, o Sebrae Minas conta com corpo técnico qualificado e especializado para oferecer cursos, workshops e consultorias personalizadas que auxiliam as empresas a implementarem práticas sustentáveis, desde a gestão eficiente de recursos até a adoção de tecnologias limpas.

O próprio Sebrae Minas vem adotando boas práticas de sustentabilidade por meio do GAIA, o nosso Programa de Gestão e Avaliação de Impactos Ambientais. Recentemente, lançamos o programa ‘Nós usamos Etanol’ e, desde março deste ano, todos os veículos da instituição são abastecidos exclusivamente com etanol, visto que sua produção contribui para a redução das emissões de gases de efeito estufa.

Outras iniciativas do GAIA incluem a usina fotovoltaica, que atualmente supre 100% de toda a necessidade de energia elétrica da Escola do Sebrae, em Belo Horizonte; o biodigestor presente na sede da empresa e o trabalho de reciclagem de materiais. Somente neste ano já foram destinados para a reciclagem 550 quilos de papel e papelão, além de 200 quilos de eletrônicos, pilhas e baterias. Há também a preocupação com a neutralização de carbono em eventos promovidos pelo Sebrae Minas, medida essa que já foi colocada em prática em grandes eventos da empresa.

Procuramos levar essa transformação também para fora do Sebrae, por meio de parcerias com diversas instituições e empresas. Durante o Feiraço, Feira Comercial de Produtos e Serviços de Ipatinga, o Sebrae Minas, em parceria com a Prefeitura, a Associação Comercial e a CDL do município, promoveu arrecadação de alimentos e pontos de coleta seletiva, para dar destinação correta aos resíduos sólidos do evento.

Temos a convicção, portanto, que a integração dos princípios ESG nos pequenos negócios não é apenas uma tendência, mas uma necessidade estratégica para garantir a longevidade e a competitividade desses empreendimentos. As empresas que adotam essas práticas estão melhor preparadas para enfrentar os desafios do mercado, conquistar novos clientes e investidores, além de contribuir para um futuro mais sustentável.

Neste Dia Mundial do Meio Ambiente, é fundamental que todos reconheçam sua responsabilidade na construção de um mundo mais sustentável. Estamos transformando desafios em oportunidades, promovendo uma economia mais verde e inclusiva. A sustentabilidade é um caminho sem volta e juntos podemos fazer a diferença.