Pelo penta, Atlético precisa superar mudanças de rota com trocas de comando - Rede Gazeta de Comunicação
Pelo penta, Atlético precisa superar mudanças de rota com trocas de comando

O Atlético perdeu o jogo de estreia, mas segue como favorito na briga pelo título do Campeonato Mineiro e busca o pentacampeonato. Embora viva “anos melhores”, o Galo, dono das últimas quatro edições do torneio, teve comandos diferentes em cada conquista e, se confirmar a taça em 2024, terá um seleto grupo de atletas carimbado na história do clube.

Dos times da série A do Campeonato Brasileiro, Grêmio (seis títulos) e Fortaleza (cinco títulos) são os que defendem a maior hegemonia estadual atualmente. Diferente do Galo, as duas equipes trocaram menos de treinador durante a sequência e tiveram técnicos “repetindo” a dose.

No Grêmio, Renato Gaúcho conquistou quatro títulos (2018, 2019, 2020, 2023), Roger Machado (2020) e Tiago Nunes (2021) garantiram uma taça cada um. Já no Fortaleza, Juan Pablo Vojvoda levou três títulos (2021, 2022 e 2023), e Rogério Ceni faturou os outros dois (2019 e 2020).

As trocas no Galo

Após a trágica eliminação para o Afogados-PE na Copa do Brasil no início de 2020, o Galo virou a chave e passou a ser visto com um olhar diferente nas grandes competições. Apesar disso, precisou lidar com várias trocas de treinadores – por escolha do próprio clube ou pedidos de demissão.

Desde o início de 2020 o Atlético teve oito treinadores diferentes, incluindo os interinos. Comandaram o Atlético, nesta ordem: Rafael Dudamel, James Freitas, Jorge Sampaoli, Cuca, Turco Mohamed, Lucas Gonçalves, Cuca outra vez, Eduardo Coudet e Felipão. Desses, Sampaoli (2020), Cuca (2021), Turco (2022) e Coudet (2023) conquistaram o Estadual.

Agora, sob o comando do técnico Felipão, o Galo vive a expectativa de levantar a taça e ampliar a hegemonia no futebol mineiro. O treinador, que chegou ao clube dois meses após a conquista do estadual, já disputou a competição pelo Cruzeiro em 2001, e busca seu primeiro título no Atlético.

Repeteco dos atletas

No atual elenco alvinegro, quatro jogadores estão no clube desde a conquista do primeiro título da série, em 2020. O zagueiro Igor Rabello, o lateral-direito Mariano, o lateral-esquerdo Guilherme Arana e o goleiro Matheus Mendes buscam, neste ano, a quinta taça mineira consecutiva.

Rabello é o jogador com mais tempo de casa. Contratado em 2019, o zagueiro completou cinco anos de Galo nesta temporada e alternou titularidade e reserva durante o período. Com Felipão, o defensor entra forte na briga por uma vaga no time principal. (OTEMPO)

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

%d blogueiros gostam disto: