No próximo dia 7 de novembro, vai ocorrer o maior plantio coletivo de mudas em Montes Claros. Mudas de árvores típicas do cerrado vão cobrir a parte esquerda do grande lago do Parque Municipal Paulo Ribeiro, que a Prefeitura está construindo no bairro Belvedere, a oeste da cidade, no prolongamento dos bairros Delfino Magalhães e João Alves. Serão plantados mais de 3.250 exemplares nativos do cerrado, doados pelas empresas e indústrias apoiadoras. A iniciativa é fruto de projeto nascido no Talk Pegada Ambiental, realizado nos dia 21 e 22 de setembro passado. Esse evento, idealizado pelo engenheiro ambiental Pedro Bicalho Maia, com a organização científica coordenada pela professora Lara Gabrich, mestre em Direito Ambiental e professora do curso de Direito da UNIFIPMoc, teve como objetivo evidenciar o conhecimento técnico-cientifico da defesa do meio ambiente.
Mostrou, ainda, a função das árvores, enquanto tecnologia viva de controle de temperatura, purificação do ar e redução dos efeitos do aquecimento local e global. O referido conclave contou ainda com o apoio da Liga Acadêmica de Direito Ambiental e Desenvolvimento Sustentável – LADA/UNIFIPMoc, através do engajamento dos universitários. Partindo para a ação efetiva do movimento, para além das discussões científicas, será realizado o maior plantio de mudas na cidade, envolvendo mais de 3 mil mudas de plantas originária do cerrado mineiro. O local escolhido foi o Parque Municipal Paulo Ribeiro, localizado no bairro Belvedere. Para o secretário municipal, Sóter Magno, a população daquele bairro e adjacentes passará a contar com um maravilhoso espaço de lazer, além de contribuição do logradouro para o meio ambiente da cidade.
Participam deste projeto, além da Suporte Ambiental e do curso de Direito da UNIFIPMoc: Prefeitura de Montes Claros, Secretaria de Municipal de Meio Ambiente, o IBAMA – PREVFOGO, Instituto Estadual de Florestas -IEF, Brigada 1 de Combate a Incêndio Florestais, Associação dos Engenheiros Ambientais do Norte de Minas – AEAM-NM, Federação Nacional das Associações de Engenharia Ambiental – FNEAS, Somai Alimentos, Lafarge Holcim, Via Solo Engenharia Ambiental S/A, Novo Nordisk, Instituto Alpargatas, Cimento Montes Claros, Geocycle, Blaite – MKT Inteligente, OVIVE, Arboriza Moc e Verdear Ambiental. No último dia 21 de outubro, foi realizada uma vistoria no local pelos organizadores do plantio, bem assim mapeada a área para a abertura dos berços que receberão as mudas e que serão plantadas pela comunidade.
Segundo Pedro Maia, “esse projeto tem justamente a finalidade de envolver a comunidade local e aumentar a percepção dos montes-clarenses sobre a importância ambiental das áreas verdes urbanas. Além disso, contribui efetivamente com a cobertura vegetal dos logradouros públicos de Montes Claros”. A professora Lara Gabrich observou, ainda, que “plantar árvores é mais do que um convite: é uma necessidade, que pode ser compartilhada de modo positivo para representar a esperança num ambiente mais saudável para as famílias e toda a comunidade”. Deverão comparecer ao evento do dia 7 de novembro, além do secretário Sóter Magno, universitários, representantes dos órgãos e empresa envolvidos e moradores da cidade de Montes Claros, principalmente dos bairros beneficiados com o maravilhoso Parque Municipal Paulo Ribeiro. (Ascom PMMC)
Compartilhe isso:
- Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para imprimir(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)