PC cumpre, em operação, medidas cautelares contra envolvidos no tráfico - Rede Gazeta de Comunicação

PUBLICIDADE

PC cumpre, em operação, medidas cautelares contra envolvidos no tráfico

A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) deflagrou na manhã desta terça-feira (19/9), operação policial visando o cumprimento de medidas cautelares contra pessoas investigadas em procedimentos que apuram os crimes de tráfico de drogas e homicídio, envolvendo indivíduos do Bairro São Domingos, em Januária, na região Norte do estado. Durante a ação, com apoio da Polícia Militar a PCMG cumpriu 22 mandados de busca e apreensão e cinco pessoas foram presas, sendo quatro jovens de 19, 20, 21 e 22 anos e uma mulher com 33. E ainda, dois adolescentes, de 16 e 17 anos, foram apreendidos.

O delegado da Polícia Civil, responsável pela investigação, Farley Guedes Oliveira, disse que a operação é o resultado de todo o conjunto probatório colhido durante a investigação policial que permitiu identificar e qualificar integrantes de uma facção criminosa instalada no Bairro São Domingos, conhecido por “Jabá”, envolvidos em uma série de confrontos armados na cidade. “ Estes confrontos resultaram em um homicídio consumado e três homicídios tentados, que aconteceram no dia 17 de julho deste ano, no bairro Vila Margareth, região conhecida como “Galiléia”, explicou.

O delegado esclareceu também, que durante a investigação, provas e depoimentos foram contundentes para indicar que, no dia do crime, um adolescente de 17 anos teria efetuado os disparos que atingiram as vítimas, o qual, no momento dos fatos estava acompanhado de um rapaz, 22 anos, que pilotava a motocicleta que levou o menor até o local e depois o ajudou a fugir.

Em decorrência dos disparos um homem de 36 anos de idade faleceu e outras três vítimas, todas do sexo masculino ficaram feridas, inclusive, um deles, com 47 anos, permanece com graves sequelas.

Com a investigação avançada que culminou na identificação dos envolvidos, o delegado representou pela decretação da prisão do suspeito e apreensão do adolescente, sendo as medidas cumpridas durante a operação deflagrada nesta data.

Foram apreendidos durante o cumprimento dos mandados de busca e apreensão dinheiro, munições 9mm, porções de cocaína, maconha, crack, balanças de precisão, celulares e uma motocicleta, além de um caderno de anotações relacionadas ao tráfico de drogas, entre outros materiais. A apreensão culminou com a prisão em flagrante de quatro envolvidos e apreensão de outro adolescente, os quais foram encaminhados para a Delegacia de Plantão do município.

O delegado esclarece ainda, que além do inquérito instaurado para apurar os crimes dolosos contra a vida, o grupo monitorado pela Polícia Civil há algum tempo em razão de recorrentes denúncias que aportavam na unidade, delatando o envolvimento deles com o tráfico de drogas, inclusive com a utilização de adolescentes.

As investigações continuam e, tão logo concluídas, o inquérito será remetido à Justiça.

A operação contou com a participação de cerca de 60 policiais, sendo 27 Policiais Civis e 34 militares.
EQUIPE:

Delegada Regional: Lujan Pinheiro de Souza
Delegado Responsável pelas investigações: Farley Guedes de Oliveira
Delegados que participaram da operação: Jaiane dos Santos Gomes e William Fernandes Araujo
Inspetor: Luciano Douglas
Subinspetor: Farlley Lopes
Investigadores responsáveis: Abraão Lisboa, Carlos Rafael, Danilo Botelho, Érika Campos e Wallace Cavalcanti
Escrivães responsáveis: Danilo Durães e Lucas Heman
Investigadores que atuaram nas buscas: Ana Cristina Escobar, Jarbas Aguiar, Edychard Gomes, Tiago Souza, Éder Alan, Wandaick Batista, Alisson Vinicius, Roniéliton Fagundes, João Vitor Saraiva, Pedro Maciel, Leandro Silva, Everton Carvalho, Ruy Sobrinho, Vinicius Cardoso, Ariadne Polyane e Luis André
Escrivães que atuaram nas buscas: Felipe Gonçalves Chagas e Marcus Alexandre Rocha