O Conselho Municipal de Proteção ao Patrimônio Artístico Cultural de Montes Claros (Compac) tomou uma decisão inédita em toda sua história: reprovou a proposta de tombamento do prédio onde funcionou o antigo Hotel São José, que foi um dos principais pontos de hospedagens na cidade e onde supostamente ficou hospedado o cantor Roberto Carlos, durante show na década de 1960. O imóvel está situado na esquina da rua Dr. Santos com praça Coronel Ribeiro, no Centro de Montes Claros. O prédio, que foi inaugurado em 1937, hospedou diversas autoridades e personalidades na época em que abrigava um hotel e, nos últimos anos, recebeu instituições de ensino.
O tombamento do prédio foi marcado por polêmica, pois os proprietários não concordaram com o teor e o advogado Anderson Carvalho entrou com recurso. O Compac é um órgão colegiado, autônomo, consultivo e deliberativo, vinculado à Secretaria Municipal de Cultura, e tem por finalidade deliberar ações para a preservação e promoção do patrimônio histórico, cultural, natural e científico do município. Com a decisão do Compac, o imóvel agora poderá ser vendido e o comprador demoli-lo como bem entender.
O secretário municipal de Cultura, João Rodrigues explica que dos 15 conselheiros, 13 foram favoráveis ao não tombamento e somente dois foram favoráveis Ele salienta que o prédio original foi todo mudado, depois que deixou de abrigar o hotel e passou a receber escolas. (GA)
Compartilhe isso:
- Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para imprimir(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)