O Parque Sagarana, no bairro Ibituruna, é um dos mais belos de Montes Claros e atraem famílias para caminhadas, momentos de lazer e entretenimento. Possui 35 mil metros quadrados, localização estratégica, e é dotado de uma ecopista com 1.300 metros de extensão, sendo ornamentado por obras dos artistas plásticos Gu Ferreira, Roberto Marques, Felicidade Patrocínio, entre outros. O parque é um verdadeiro bosque no perímetro urbano de Montes Claros, fornecendo ar puro e ambiente saudável para crianças, jovens, adultos e idosos.
Inaugurado pelo prefeito Humberto Souto e pelo então secretário de Meio Ambiente, o saudoso Paulo Ribeiro, no dia 9 de julho de 2018, o parque é um exemplo de preservação da Natureza. Além de preservar o meio ambiente, também melhora a qualidade de vida dos cidadãos montes-clarenses, que se harmonizam cada vez mais com o logradouro, o que fica evidenciado pelo aumento de frequentadores nas manhãs e nos finais de tarde, durante a semana, e nos sábados, domingos e feriados, o dia todo.
A calçada lateral do parque também virou fonte de renda para vendedores de lanches, refrigerantes e água de coco, bem como um local para descanso pós-caminhadas. O parque, que leva o nome de um livro de Guimarães Rosa é, sem sombra de dúvidas, um dos mais belos atrativos de Montes Claros e está se consolidando como cartão postal do Município.
O secretário municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Montes Claros, o ambientalista Soter Magno, lembra que o Sagarana se tornou um elo familiar que envolve a criançada, a juventude, os adultos e os idosos de todas as classes sociais. “Estamos investindo ainda mais no Sagarana, tornando-o mais belo e atrativo, com criatividade e entusiasmo”, finalizou o secretário.
O saudoso secretário Paulo Ribeiro foi um dos maiores responsáveis pela criação do Parque Sagarana. Sua mãe, Jacy Ribeiro, doou diversas obras de arte para o logradouro e, no ano passado, Paulinho foi homenageado (in memoriam) com o Prêmio Ambiental Ivo das Chagas, ganhando uma formiga gigante e uma placa instaladas nas proximidades da entrada lateral do espaço. Na oportunidade, Paulinho foi representado pela mãe e pelos irmãos. (Ascom PMMC)
Compartilhe isso:
- Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para imprimir(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)