Parlamento jovem discute a história da política, a política atual e os três poderes - Rede Gazeta de Comunicação

PUBLICIDADE

Parlamento jovem discute a história da política, a política atual e os três poderes

A Escola do Legislativo de Montes claros discutiu a história da política, a política atual e os três poderes. Foram assuntos abordados na primeira aula do Parlamento Jovem 2021, realizada na quarta-feira (19), na Câmara Municipal de Montes Claros. Por causa da pandemia, desde o ano passado, os trabalhos ainda estão sendo realizados de forma remota. O que não impediu a participação e interação de mais de 30 alunos do ensino médio de várias cidades, matriculados na escola do legislativo. Além do convidado, o advogado e assessor técnico da Câmara, Luciano Barbosa, participaram da aula inaugural o presidente da Câmara, vereador Cláudio Rodrigues (Cidadania) e o diretor da Escola do Legislativo em Montes Claros, Carlos Frederico Souza.

Na abertura oficial dos trabalhos, Rodrigues falou sobre a importância de projetos como o Parlamento Jovem, que oferecem aos estudantes uma oportunidade de conhecer mais de perto o mundo político, e destacou a importância do envolvimento nos trabalhos dos deputados federais e estaduais e dos vereadores. O diretor da Escola do Legislativo saudou os alunos, coordenadores e palestrante do projeto e pediu o envolvimento de todos, para um melhor aproveitamento das oficinas.

O palestrante Luciano Barbosa, que ministrou a primeira aula, falou sobre a história da política e a função dos três poderes, além de fazer uma análise da política atual e tirar dúvidas dos alunos, respondendo às perguntas feitas via whatsapp.

PARLAMENTO JOVEM – O parlamento Jovem é uma iniciativa da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), por meio da Escola do Legislativo, realizada em parceria com diversas câmaras municipais mineiras. Oito cidades da região fazem parte do Polo Regional União Norte: Bonito de Minas, Botumirim, Francisco Sá, São João da Ponte, Pedra Azul, Montalvânia, Varzelândia e Montes Claros.

De Montes Claros, participam 75 estudantes das escolas estaduais Professor Plínio Ribeiro, Felício Pereira, Helena Prates, Augusta Vale, Alcides Carvalho (Polivalente), Hamilton Lopes, Levi Durães Peres, Professora Marilda de Oliveira, Instituto Federal do Norte de Minas e Colégio Tiradentes. Além de acompanhar as oficinas pela TV Câmara e YouTube, eles recebem apostilas e participam de discussões no grupo especial de whatsapp. Até esta sexta-feira (21/05), os estudantes do ensino médio que quiserem participar do Parlamento Jovem podem se inscrever pelo telefone (38) 3690-5400.