Surge uma nova esperança para se manter os jovens em seus locais de trabalho na zona rural, além da proposta do vereador, Marcos Nem (PSD) da criação de cursos profissionalizantes, surge agora uma nova proposta do ministério da reforma agrária para os jovens. A iniciativa partiu do presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores da Agricultura (Contag), que propôs um convênio com o ministério da agricultura e reforma agrária, no sentido de disponibilizar uma bolsa no valor de R$ 150 corrigidos para os jovens acima de 16 anos, durante o período de secas que abatem o nordeste. O projeto já está em funcionamento em algumas regiões do Nordeste, atendendo milhares de jovens, que durante o período de secas, não tendo o que fazer, procuram se mudar para as cidades em busca de melhorias.
Agora o vereador, Marcos Nem que é membro da Bancada Ruralista dando continuidade em levar benefícios ao homem do campo além da educação dará entrada na câmara dos vereadores, com um requerimento que depois de aprovado, será enviado aos ministérios da agricultura e Reforma Agrária, bem como para a Contag, no sentido de viabilizar esse mesmo projeto a ser implantado no Norte de Minas.
Segundo o parlamentar, o seu pedido se justifica, pois as dificuldades enfrentadas pelos jovens da zona rural em nossa região, são iguais ao do nordeste: “o que os castiga mais, é exatamente a seca, a falta de chuva que cria grandes problemas, e sem ter o que fazer durante um grande período de seca a grande maioria dos jovens deixa as suas casas, para tentar obter alguma melhoria na cidade e, com esse projeto podemos segurar os jovens junto com a família. È uma bolsa vindo do governo federal de 150 reais, durante quatro meses, é o tempo em média que dura à seca, e nesse tempo, a Contag disponibilizará técnicos que ensinarão aos jovens meios de obter melhores recursos da terra. Esse projeto já atinge cerca de três mil jovens, ainda somente no Nordeste, mas acredito que teremos todas as chances de trazer esse benefício para o Norte de Minas. As condições são muito parecidas com Nordeste e o Norte de Minas, e as carências são as mesmas, porém, o que nos separa é justamente, que o Nordeste é atendido com vários programas sociais, e o norte de Minas, não, pois o nosso principal problema é a falta de união dos nossos políticos em prol de nossa região, aqui cada um procura olhar para sua região e sua base e no Nordeste não, eles se juntam para melhorar a região como um todo. Agora queremos ter o mesmo tratamento por parte do governo federal, e nada mais justo do que ter esse projeto, beneficiando os nossos jovens. Espero poder contar com a ajuda do poder executivo sendo Humberto Souto é conhecedor da causa do homem do campo w, de nossos deputados que atuam na região para que o norte de Minas não fique de fora de mais um projeto de grande alcance social”, concluiu o parlamentar que vai apresentar o seu projeto para apreciação ainda esse ano, tão logo volte do recesso parlamentar.
Compartilhe isso:
- Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para imprimir(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)