Parlamentar quer união da classe política para ampliar recursos para o esporte - Rede Gazeta de Comunicação
Parlamentar quer união da classe política para ampliar recursos para o esporte

VALDEMAR SOARES

O vereador Sóter Magno, que também é ambientalista, disse que é preciso que todas as câmaras municipais, deputados estaduais, federais e outras autoridades também ajudem os atletas a obterem um investimento maior nos esportes.

Segundo o parlamentar, todos os principais atletas do Brasil estão empenhados em que os recursos destinados aos esportes sejam aumentados, pois todos os anos têm importantes competições. Quando os nossos atletas têm que intensificar os treinamentos em diversas modalidades, a grande maioria não dispõe de um bom patrocínio. Por isso mesmo, a esperança deles está justamente no orçamento da União.

Disse ainda o vereador que todos os políticos e amantes dos esportes, não se importando a modalidade, devem fazer com que os atletas comecem a receber incentivos na sua cidade e depois passará a contar com o dinheiro da União. Atualmente, o esporte pode contar com apenas 0,23% do orçamento, e os atletas estão reivindicando pelo menos 1% dos recursos. Em Minas, foi implantado o Museu do Esporte e o Centro Olímpico e de Formação Esportiva, mas para viabilizar esse projeto, vai precisar do dinheiro da União. Sóter lembrou que toda população se alegra com os momentos de glória de nossos atletas, mas dificilmente tomam conhecimento do processo para se preparar um atleta: “todos nós queremos ver os nossos atletas subindo no pódio e, ano que vem, temos as Olimpíadas no Japão. Queremos ver nossos atletas fazendo bonito, e nos dando muito orgulho, mas sem investimento jamais poderemos chegar a ser uma potência nos esportes. Os valores que temos são individuais, vai pelo esforço pessoal. O atleta brasileiro tem um grande potencial, só precisa mesmo de apoio e que seja feito investimentos. Tem países como Cuba e Jamaica, que são pequenos e, sem muita expressão econômica, mas que são verdadeiras potências nos esportes de diversas modalidades. Isso graças aos investimentos nos atletas de base que é maciço. Temos que fazer leis para que as escolas possam voltar a ter competições internas e externas, valorizar mais o professor de educação física e oferecer melhores seguranças para os nossos futuros atletas”.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

%d blogueiros gostam disto: