Parlamentar quer criar ‘Semana da Educação Olímpica’ em escolas públicas - Rede Gazeta de Comunicação

PUBLICIDADE

Parlamentar quer criar ‘Semana da Educação Olímpica’ em escolas públicas

A vereadora, Graça da Casa do Motor, uma das líderes da bancada ruralista, disse que o caminho para fazer com que as crianças, adolescentes e jovens fiquem longe da criminalidade e drogas é a prática de esporte de competição. Segundo ela, em um passado não muito distante, tínhamos as Olimpíadas nas Escolas, que mobilizaram todos os estudantes que se prepararam para as disputadas saudáveis, além de revelar grandes atletas. Embora reconheça que tenhamos os jogos entres cidades, ela quer essa competição entre colégios locais e com data em todos os anos, tão logo a pandemia passe e voltemos a ter aulas presenciais.

A vereadora entende que isso foi deixado de lado, e hoje as crianças e jovens são estimulados pelas redes sociais e internet a ficar dentro de casa, sem praticar esportes ou mesmo criar meios de socializar com outros da mesma idade.

Graça disse ainda que ficou muito feliz com a decisão da Comissão de Turismo e Desporto que aprovou o Projeto de Lei, que institui no âmbito das escolas públicas a Semana da Educação Olímpica, com início anualmente em 23 de junho. Mas que até hoje não foi colocado em prática como deveria e falta apoio municipal e estadual para isso se torne realidade. Conforme a proposta, a Semana da Educação Olímpica terá caráter multicultural e deverá ser desenvolvida interdisciplinarmente, em cada unidade de ensino, de acordo com seu projeto pedagógico.

A parlamentar lembrou ainda que “a escola constitui o local ideal para o desenvolvimento de uma ação que visa à construção de novos hábitos e valores nos nossos jovens e crianças. A proximidade dos megaeventos desportivos configura o momento propício para tal ação. É preciso que esse clima de olimpíadas que é o maior evento mundial que vão acontecer no Brasil sirva de inspiração para os nossos jovens tomem gosto pelo esporte de competição no esporte especializado e com certeza, vamos ter dois resultados; primeiro que os jovens deixarão a vida de vícios ou pequenos crimes, praticarão esportes que é muito saudável e sociável para todos”, finalizou.

VALDEMAR SOARES

FOTO: DIVULGAÇÃO