A atividade física é importante para prevenir doenças como a hipertensão e a obesidade, melhora a coordenação motora, a força e a flexibilidade do indivíduo, além de ser importante ferramenta para o combate à depressão, promovendo a socialização e o trabalho em equipe.
Desta forma, a Prefeitura de Montes Claros, através da Secretaria Municipal de Esportes e Juventude, firmou uma parceria com a Associação dos Surdos de Montes Claros (Asmoc) para que jovens atendidos pela entidade possam utilizar as instalações da Praça de Esportes para a realização de treinamentos para uma competição que será realizada pela Federação Mineira Desportiva dos Surdos, no município de Contagem, em abril: a Copa Minas de Futebol Society.
A Secretaria de Esportes também está disponibilizando um profissional para o treinamento físico e técnico dos jovens. De acordo com o educador físico Fledinan Fernandes, que tem passagens por equipes como o São Caetano (onde atuou nos anos 2000) e experiência internacional (foi preparador físico em uma equipe do Iraque), os jovens são muito dedicados em seus treinamentos, que acontecem às segundas, quartas e sextas-feiras, na Praça de Esportes, e a expectativa é boa para a competição que acontecerá nos dias 13 e 14 de abril.
A presidente da Asmoc, Camila de Oliveira Xavier, lembra que “quando percebemos a necessidade de ter uma ajuda, sabíamos que não íamos conseguir arcar sozinhos com as necessidades existentes, então enviamos um ofício para a Prefeitura solicitando a ajuda que nos era necessária. Tivemos reuniões com a Juliana Peixoto (secretária de Esportes), que é quem está à frente nos ajudando, e conseguimos treinadores para ajudar nossos atletas. Considerando que haverá um profissional auxiliando os nossos atletas em seus treinos, teremos um melhor desenvolvimento e mais chances de conseguirmos uma vitória”, conta.
Segundo a secretária de Esportes, ouvir a comunidade e criar caminhos criativos faz parte da função do gestor público. “Atender à Asmoc, na cessão de um campo público e de um profissional de educação física, é privilégio de quem acredita no esporte como ferramenta inclusiva”, explica. Juliana, que assumiu a pasta em janeiro, ainda afirma que este foi apenas o primeiro passo: “E estamos dispostos a ampliar a iniciativa!”, conclui. (Ascom PMMC)
Compartilhe isso:
- Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para imprimir(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)