Papa Francisco nomeia novo arcebispo para a Arquidiocese de Montes Claros - Rede Gazeta de Comunicação

PUBLICIDADE

Papa Francisco nomeia novo arcebispo para a Arquidiocese de Montes Claros

GIRLENO ALENCAR

O papa Francisco nomeou ontem o então bispo de Divinópolis dom José Carlos Souza Campos como arcebispo da Arquidiocese de Montes Claros. Ele substitui dom Joao Justino Medeiros, que foi transferido para Goiânia. Dom José será o quarto arcebispo de Montes Claros. Desde o dia 17 de novembro que o Jornal Gazeta antecipou a nomeação, mas a Arquidiocese divulgou nota alegando ser fake news. O curioso é que o jornal teve acesso à informação em uma paróquia da cidade. Os montes-clarenses estavam na expectativa da nomeação de um pároco local, como o bispo Dorival, o monsenhor Silvestre e Frei Valdo.

A Arquidiocese viveu período que chamamos de “Sede Vacante” desde a nomeação de dom João Justino de Medeiros Silva como arcebispo de Goiânia, no dia 9 de dezembro de 2021. No dia 18 de fevereiro de 2022, o monsenhor Silvestre José de Melo, foi eleito administrador diocesano, que desde então, está à frente da Arquidiocese de Montes Claros.

Em comunicado oficial enviado ao clero arquidiocesano nesta manhã, monsenhor Silvestre apresentou “Dom José Carlos é mineiro, de Itaúna/MG. Traz em sua bagagem a experiência de 54 anos de idade, dos quais 29 anos de sacerdócio e 8 anos de ministério episcopal à frente de sua Diocese de origem, onde conta com grande estima do clero e do povo.

É mestre em Teologia pela Pontifícia Universidade Gregoriana, de Roma. Durante boa parte de sua vida se dedicou ao magistério, sempre atento à escuta e orientação de quem a ele recorre. Atualmente é também o presidente do Regional Leste 2 da CNBB, que engloba as Arquidioceses e Dioceses de todo o Estado de Minas Gerais”. O administrador diocesano convidou “Nesta feliz ocasião, conclamo a toda nossa Arquidiocese de Montes Claros, que passou os últimos 10 meses rezando a Deus pela vinda de um novo arcebispo, para que possamos, juntos, preparar nossos corações e nossas almas para acolher o novo arcebispo com o mesmo fervor com o qual estamos nos preparando para celebrar, em breve, o Santo Natal”.

“A data da posse canônica e início do ministério episcopal de dom José Carlos ainda não estão definidos e serão divulgados posteriormente”, informa Monsenhor Silvestre.

Dom José Carlos Souza Campos, nasceu em Itaúna- MG, no dia 03/01/1968. É filho de: José Pinheiro Campos e Dona Piedade Souza Campos. Em 1983, entrou para o Seminário Diocesano, em Divinópolis. Morou em Pará de Minas, no seminário, em 1984 e 1985. Mudou-se para Belo Horizonte onde cursou filosofia e teologia. Fez seu curso de mestrado em teologia na Pontificia Università Gregoriana, em Roma, de 2000 a 2002. Sua tese trabalhou a seguinte questão: Na pergunta sobre o homem, a inevitável pergunta sobre Deus. Um percurso de antropologia filosófico-teológica, na obra de Juan Alfaro. Sua ordenação sacerdotal aconteceu em Itaúna, no dia 30/05/1993.

Durante boa parte de sua vida exerceu o magistério. Foi professor em Belo Horizonte e Pará de Minas. Trabalhou no Colégio Berlaar Sagrado Coração de Maria, como professor de Língua Portuguesa. Lecionou filosofia e espanhol no Seminário São José. Foi professor de filosofia da religião, antropologia filosófica e outras disciplinas nas escolas da região. No dia 26 de fevereiro de 2014 foi nomeado pelo papa Francisco como bispo da Diocese de Divinópolis, onde foi empossado no dia 25 de maio daquele ano.

No dia 14 de dezembro de 2022 foi nomeado pelo papa Francisco como arcebispo da Arquidiocese de Montes Claros. De 27 a 29, ele visita Montes Claros e sua posse canônica será dia 18 de fevereiro.