Paciente de Brasília doa equipamentos depois de alta da Covid-19 - Rede Gazeta de Comunicação

PUBLICIDADE

Paciente de Brasília doa equipamentos depois de alta da Covid-19

GIRLENO ALENCAR

O oficial de gabinete do Tribunal do Júri de Brasília, José Eleutério Ferreira Guimarães, cuja família é de Januária, fez a doação equipamentos ao Hospital Municipal de Januária, onde ficou internado depois de contrair a Covid-19. A sua família fez a entrega nessa semana de um aparelho de ventilação não invasiva (INI) do tipo “bipap”, que atende ao paciente com dificuldade em respirar, além de evitar a progressão da doença respiratória e também a necessidade de intubação. José Eleuterio esteve no mês de abril em Januária, quando foi diagnosticado com a Covid-19. Embora tivesse condições e plano de saúde, ele precisou ser internado e ficou no leito SUS do Hospital de Januária.

Foi então que o José Eleutério fez uma promessa: ao sair do hospital, compraria um aparelho semelhante e doaria para que pudesse atender, principalmente, a pessoas carentes. Promessa feita e cumprida. Ele efetuou a compra do aparelho e acatou a sugestão da sua mãe, para que o mesmo fosse doado ao hospital municipal de Januária. No último dia 17 de maio, o prefeito Maurício Almeida, recebeu em seu gabinete, além da mãe do oficial judicial, Rose Mary, também a tia, Marlene Viana Lima Ferreira e o tio Humberto Ferreira, médico veterinário, ex-servidor do município de Januária. Durante a visita, o prefeito, por telefone, falou com José Eleutério e o agradeceu pelo gesto de generosidade.

Além do aparelho, foram doadas também, duas máscaras faciais totais, reutilizáveis, sem válvulas expiratórias, o que diminui a exposição dos agentes de saúde ao vírus oriundo do paciente. Dois oximetros (aparelhos que medem a oxigenação sanguínea do paciente), um termômetro a laser e três traqueias universais reutilizáveis.