‘Outubro Rosa: Prevenção do câncer de mama’ do Rotary Club de Montes Claros Oeste - Rede Gazeta de Comunicação

PUBLICIDADE

‘Outubro Rosa: Prevenção do câncer de mama’ do Rotary Club de Montes Claros Oeste

O mês de Outubro já é conhecido mundialmente como um mês marcado por ações afirmativas relacionadas à prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama. O movimento, conhecido como Outubro Rosa, é celebrado anualmente desde os anos 90. E o objetivo da campanha é compartilhar e alertar a sociedade sobre o diagnóstico precoce do câncer de mama.

O Rotary Club de Montes Claros Oeste participou do movimento, realizando no dia 20 de outubro, às 19h30 a palestra: “Outubro Rosa: Prevenção do câncer de mama”, ministrada pela médica Juliana Pires, mastologista do Hospital Dilson Godinho, especialista em cirurgia oncoplástica da mama e titular da sociedade brasileira de mastologia. Por conta da pandemia do coronavírus a reunião aconteceu no formato virtual e contou com a participação de companheiros e convidados.

Dirigindo aos rotarianos, Dra. Juliana falou sobre o câncer de mama, trouxe informações relevantes da incidência da doença, fatores de risco, da prevenção primária com a adoção de um estilo de vida saudável como: a prática de atividade física regular, alimentação saudável rica em frutas, saladas, pouca gordura, não fumar, evitar bebidas alcoólicas, redução do stress, emagrecer e controlar o peso ideal que reduzem os riscos de contrair a doença. Da prevenção secundária, feita por rastreamento e exames regulares para o diagnóstico precoce da doença e a detecção do tumor em estágio inicial, geralmente assintomático, que tornam maiores as chances de cura.

Durante a palestra, ocorreram inúmeras trocas e os rotarianos testemunharam casos, fizeram questionamentos sobre a doença que foram respondidas pela palestrante. “Felizmente, o Rotary Internacional, nossa organização, preocupa com o cuidado e prevenção da saúde das pessoas. Nossa saúde é essencial. No entanto 400 milhões de pessoas no mundo não têm acesso a serviços básicos de saúde, não conseguem pagar por assistência médica.” disse a presidente Maria Eliana Pires.

Os rotarianos acreditam que saúde é um direito de todos. E que doenças resultam em miséria e sofrimento para milhões de pessoas no planeta.

Por todo o mundo, o Rotary lidera iniciativas em prol da saúde. Seja viabilizando projetos para equipar hospitais e clínicas, apoiando bancos de sangue ou realizando feiras da saúde.

A família rotária faz a diferença quando o assunto é aumentar a qualidade de vida do próximo, proporcionando ao maior número de pessoas uma vida mais saudável.