Operação policial desmantela organização criminosa especializada em furtos de pivôs de irrigação - Rede Gazeta de Comunicação

PUBLICIDADE

Operação policial desmantela organização criminosa especializada em furtos de pivôs de irrigação

Élid Noronha

Em uma operação conjunta, a Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) e a Polícia Civil de São Paulo cumpriram 16 mandados de busca e apreensão para desarticular uma organização criminosa especializada em furtos de pivôs de irrigação. A operação ocorreu nos dias 30 de julho e 2 de agosto, com 13 mandados nas cidades de Pirapora e Buritizeiro, no Norte de Minas, e três em São José do Rio Pardo, no interior de São Paulo.

As investigações começaram em fevereiro deste ano, após a prisão em flagrante de dois suspeitos em Montes Claros, Norte de Minas, pelo crime de receptação. Eles transportavam componentes de pivôs de irrigação furtados nas cidades de Curvelo e Morro da Garça, na região Central de Minas Gerais. A partir dessas prisões, os investigadores identificaram os responsáveis por 15 furtos de pivôs agrícolas e localizaram um receptador em São Paulo.

Durante a operação, as autoridades apreenderam peças de pivôs agrícolas, uma arma de fogo, munições e celulares dos alvos. Na residência do principal articulador dos furtos, foi apreendido um veículo registrado em São José do Rio Pardo, pertencente a um dos maiores receptadores do grupo. Componentes de pivôs agrícolas foram encontrados em uma propriedade do suspeito em São José do Rio Pardo, e ele foi ouvido pela polícia. Os bens foram depositados até que a sua procedência seja esclarecida.

O delegado responsável destacou o impacto dos crimes, ressaltando que os produtores rurais não apenas perdiam as peças furtadas, mas também enfrentavam grandes prejuízos financeiros ao perderem plantações inteiras devido à falta de irrigação.

A operação contou com a participação de 35 policiais e 10 viaturas. As investigações continuam para a completa elucidação dos fatos e a desarticulação da organização criminosa, reforçando o compromisso das autoridades em combater o crime organizado e proteger os produtores rurais.